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Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil
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Palavras-chave

Fenomenologia
Metodologia de pesquisa
Pesquisa educacional

Como Citar

BELO, Rafael; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 136–166, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668099. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668099. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de mapear dissertações e teses brasileiras na área da Educação que, no método de investigação, utilizaram-se da Fenomenologia como referência. O levantamento foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrando-se 1.142 registros, dos quais 89 foram analisados, referentes aqueles orientados pelos pesquisadores com maior número de orientações nesta perspectiva. Constatou-se um aumento da presença da Fenomenologia nos estudos da área da Educação, além da grande diversidade de procedimentos adotados. Identificou-se, ainda, a presença marcante da Hermenêutica, em detrimento de pesquisas fundadas exclusivamente na Fenomenologia Estrutural.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668099
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