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Relevância do ensino não-formal de Gemologia na educação básica
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Palavras-chave

Geociências
Práticas pedagógicas
Ensino-aprendizagem
Divulgação científica
Princípios freirianos

Como Citar

MAGALHÃES, Marcus Vinicius Dutra de; DEPIANTI, Janaina Bastos; COSTA, Kelly Christiny da; REIS, Deyse Almeida dos. Relevância do ensino não-formal de Gemologia na educação básica . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023037, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8674016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674016. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

Introdução. A extensão universitária na educação básica é uma proposta que busca fomentar a conexão entre a universidade e as instituições de ensino primário e secundário. Objetivo. O projeto de extensão Garimpando a Arte, vinculado ao curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo, serviu como estudo de caso para destacar a importância das atividades realizadas para os estudantes e professores da educação básica que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da Gemologia. Metodologia. Após diversas buscas nos canais de comunicação do projeto e da Universidade, identificou-se cerca de 14 atividades, tais como exposições, minicursos, palestras, oficinas, workshops, seminários e visitas técnicas. Resultados. No projeto, as atividades desenvolvidas para a educação básica são baseadas nos princípios de Paulo Freire, com o propósito de difundir conhecimento sobre a Gemologia de maneira didática, lúdica e acessível, utilizando a ciência e a arte por meio da abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Conclusão. As ações realizadas buscam enriquecer o currículo escolar, estimular o interesse dos estudantes e promover uma formação mais abrangente e integral, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674016
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