Banner Portal
Relevância do ensino não-formal de Gemologia na educação básica
PDF

Palavras-chave

Geociências
Práticas pedagógicas
Ensino-aprendizagem
Divulgação científica
Princípios freirianos

Como Citar

MAGALHÃES, Marcus Vinicius Dutra de; DEPIANTI, Janaina Bastos; COSTA, Kelly Christiny da; REIS, Deyse Almeida dos. Relevância do ensino não-formal de Gemologia na educação básica . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023037, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8674016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674016. Acesso em: 14 dez. 2024.

Resumo

Introdução. A extensão universitária na educação básica é uma proposta que busca fomentar a conexão entre a universidade e as instituições de ensino primário e secundário. Objetivo. O projeto de extensão Garimpando a Arte, vinculado ao curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo, serviu como estudo de caso para destacar a importância das atividades realizadas para os estudantes e professores da educação básica que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da Gemologia. Metodologia. Após diversas buscas nos canais de comunicação do projeto e da Universidade, identificou-se cerca de 14 atividades, tais como exposições, minicursos, palestras, oficinas, workshops, seminários e visitas técnicas. Resultados. No projeto, as atividades desenvolvidas para a educação básica são baseadas nos princípios de Paulo Freire, com o propósito de difundir conhecimento sobre a Gemologia de maneira didática, lúdica e acessível, utilizando a ciência e a arte por meio da abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Conclusão. As ações realizadas buscam enriquecer o currículo escolar, estimular o interesse dos estudantes e promover uma formação mais abrangente e integral, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674016
PDF

Referências

Alves, E., Souza L., Candeiro, C., & Moura, G. (2012). A importância extensionista e o projeto Ciências da Terra: praticando e compreendendo as Geociências na região do Pontal do Triângulo Mineiro. Caminhos de Geografia, 13(41), 231-239. URL: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16673/9252. Acesso 10.05.2023.

Barbosa, A. S., Sperandio, D. G., Borges, N. P., Dessart, R. L., & Gomes, C. H. (2018). As Geociências e a Extensão: alinhando comunidade e universidade. In: Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 3. URL: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/87061. Acesso 15.06.2023.

Bastos, C., & Keller, V. (2002). Introdução à metodologia científica. Petrópolis: RJ, Vozes.

Bomfim, S., Magalhães, M. V. D., & Depianti, J. B. (2019). “Gemologia da Ciência a Arte”: Uma exposição como ação extensionista, promovendo novas práticas pedagógicas no Curso de Gemologia. Revista Guará, 6(10). doi: 10.30712/guara.v6i10.19100.

Branco, P. de M. (2014). Dicionário de Mineralogia e Gemologia. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Oficina de Textos. 608p.

Brandão, C. R. (2013). O que é educação? 57 reimpr. Tatuapé, São Paulo, (SP): Brasiliense.

Compiani, M. (2016). Linguagem e percepção visual no ensino de Geociências. Pro-Posições, 17(1), 84-104. URL: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643657. Acesso 14.06.2023.

Costa, F. C. da, & Marques, R. de A. (2021). A importância das ações de extensão para a divulgação das Geociências na Universidade Federal do Espírito Santo: da universidade para a sociedade. Terræ Didatica, 17(Publ. Contínua), e021012. doi: 10.20396/td.v17i00.8664370.

Equipe Editorial Terræ Didatica. (2005). Terræ Didatica chega para ampliar a interseção entre Ciências da Terra e Educação. Terræ Didatica, 1(1), 1-5. doi: 10.20396/td.v1i1.8637451.

Freire, P. (2019). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74 ed. São Paulo: Paz & Terra, 144p.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: SP, Atlas. 175p.

Klein, C., & Dutrow, B. (2012). Manual de ciência dos minerais. 23 ed. Porto Alegre: Bookman. 716p.

Lins, L., Oliveira, M. M. V., Cattony, A. C. E., Batista, C. R., Schmitz, P. D., Peixoto, A. L., & Caracas, T. L. (2014). Extensão universitária e inclusão social de estudantes do ensino médio público. Trabalho, Educação e Saúde, 12, 679-694. doi: 10.1590/1981-7746-sip00003.

Magalhães, M. V. D., Puppin, N. C., Depianti, J. B., & Costa, K. C. (2022). Garimpando a arte: 5 anos de ações do Projeto de Extensão. 1. ed. Vitória: ES, ProEx/UFES, 256 p. URL: https://proex.ufes.br/publicacoes-de-projetos-de-extensao. Acesso 10.02.2023.

Magalhães, M. V. D., Silva, F. A., Pereira, E. S., & Costa, K. C. (2019). Minerais-gemas no Espírito Santo. Alegre: ES, ProEx/UFES. 41p. URL: https://proex.ufes.br/publicacoes-de-projetos-de-extensao. Acesso 10.02.2023.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas. 311p.

Mattos, S. M., Alencar, O. M. de, Pereira, F. H. L., & Silva, M. R. F. da. (2020). When art, science and politics are found: a reflection on the experience of “Vila dos poetas”, as a Freirean práxis. Research, Society and Development, 9(5), e147953322. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3322.

Oliveira, N. F. C., & Melo, S. D. G. (2013). Extensão Universitária e Educação Básica. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia, GO. URL: https://anped.org.br/sites/default/files/gt11_3003_texto.pdf. Acesso 15.05.2023.

Oliveira, R. M. G., Magalhães, M. V. D., & Costa, K. C. (2019). Minerais, rochas e joias. Vitória: ES, ProEx/UFES, 17p. URL: https://proex.ufes.br/publicacoes-de-projetos-de-extensao. Acesso 10.02.2023.

Pinto, A. M., Silva, L. F. da, & Weber, A. K. P. de S. (2023). Ensino não-formal e divulgação das Geociências por meio da Educação Ambiental. Terræ Didatica, 19(Publ. Contínua), e023011. doi: 10.20396/td.v19i00.8672229.

Ponte, M. L., & Piranha, J. M. (2018). Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica. Terræ Didatica, 14(4), 431-438. doi: 10.20396/td.v14i4.8654193.

Rangel, L. de A., Allochio, M. V. G., & Guerra, A. J. T. (2023). Integração entre geografia acadêmica e escolar na educação básica: educa solos. Terræ Didatica, 19(Publ. Contínua), e023003. doi: 10.20396/td.v19i00.8671643.

Santos, A. P., Silva, T. D., Piuzana, D., Morais, M. S. de, & Gontijo, B. (2013). O ensino não formal em Geociências: o relato de experiência do Projeto GAIA. Revista Territorium Terram, 1(2), 87-106. URL: http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/318. Acesso 15.06.2023.

Schumann, W. (2007). Gemas do Mundo. 9 ed. reimp. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. 254p.

Sistema de Gestão da Extensão (SIGEX). (2023). Projeto de Extensão nº 497. Garimpando a Arte SIEX #401792. Vitória: Pró-Reitoria de Extensão, UFES. URL: https://projetos.ufes.br/#/projetos/497/extensao. Acesso 02.02.2023.

Silva, I. N. M., Alves, J. V. A., & Barreto, C. J. S. (2023a). Maquetes e jogos educativos como recursos didáticos para o ensino da Vulcanologia no ambiente escolar. Terræ Didatica, 19(Publ. Contínua), e023008. doi: 10.20396/td.v19i00.8671756.

Silva, A. R. da, Santos, V. M. N. dos, & Coltri , P. P. (2023b). Uma experiência utilizando geotecnologias com alunos do ensino médio. Terræ Didatica, 19(Publ. Contínua), e023009. doi: 10.20396/td.v19i00.8672033.

Silva, V. da, & Muniz, A. M. V. (2012). A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, 3(5), p. 62-68. URL: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552856435008. Acesso 15.06.2023.

Souza, A. S., Oliveira, G. S. & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 20(43), 64-83. URL: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso 15.06.2023.

Terra, C. (2020). Gemologia: a ciência de mil cores. Terræ Didatica, 16(Publ. Contínua), e020016. doi: 10.20396/td.v16i0.8658362.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). (2009). Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Gemologia. Vitória: UFES. URL: http://www.gemologia.ufes.br/projeto-pedag%C3%B3gico. Acesso 06.05.2023.

Zordan, P. (2019). Gaia educação: arte e filosofia da diferença. Curitiba, PR: Ed. Appris. 137p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Marcus Vinicius Dutra de Magalhães, Janaina Bastos Depianti, Kelly Christiny da Costa, Deyse Almeida dos Reis

Downloads

Não há dados estatísticos.