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Experiência no ensino remoto emergencial na área de geociências durante a pandemia da covid-19
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Palavras-chave

Atividades assíncronas
Coronavírus

Como Citar

SOUZA, Patricia Alexandre de; LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de. Experiência no ensino remoto emergencial na área de geociências durante a pandemia da covid-19. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021021, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665062. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho relata as experiências vivenciadas no desenvolvimento e oferecimento de um minicurso na área de Geociências, na modalidade de ensino remoto emergencial, para estudantes de três cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins, durante a pandemia do COVID-19, no primeiro semestre de 2020. O minicurso foi ministrado em sete módulos, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando-se diferentes ferramentas digitais assíncronas. O desempenho dos discentes foi analisado por meio de uma investigação qualitativa fundamentada nas atividades propostas. Uma enquete foi aplicada aos discentes, com o intuito de avaliar o minicurso e identificar potenciais ferramentas digitais que contribuíram para a aprendizagem efetiva. Apesar da evasão durante o minicurso, os discentes concluintes apresentaram ótima atuação. A enquete revelou um feedback positivo quanto ao uso combinado das ferramentas digitais propostas no minicurso. Ferramentas digitais simples, tais como gravador de som e PowerPoint podem representar uma alternativa na práxis pedagógica, mediante a falta de tecnologias mais sofisticadas.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665062
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