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O solo como estratégia de integração e mudança social na educação formal (durante a pandemia)
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SUPLEMENTO

Palavras-chave

Ensino híbrido
Educação ambiental
Agroecologia

Como Citar

SILVA, Hermom Reis; IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori. O solo como estratégia de integração e mudança social na educação formal (durante a pandemia). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021042, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667180. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667180. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O estudo do solo na educação formal, por meio do plantio de hortaliças na escola e na comunidade, envolve, em geral, a implantação da horta escolar. A partir da aprendizagem remota, adotada como estratégia de ensino desde o início do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, em substituição às atividades presenciais na escola, a “horta escolar” vem sendo desenvolvida na E. E. Prof. Francisco de Paula Conceição Jr., localizada na zona sul da cidade de São Paulo, com alunos do 8º ano do ensino fundamental, em atividades interdisciplinares e transversais com 20 alunos. A pesquisa-ação e a roda de conversa, adotadas como referencial metodológico, partiram de problemas cotidianos, observados durante o isolamento social, que foram retomados na fase presencial na escola. A proposta utiliza o solo/horta como espaços de aprendizagem, como um desafio emergente à pandemia com o ensino remoto, e como elemento de integração no retorno às aulas presenciais.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667180
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