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Educação e aprendizagem social para Geoconservação
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Educação para geocon-servação
Aprendizagem social
Geoparque ciclo do ouro.

Como Citar

SANTOS, Vânia Maria Nunes dos; BACCI, Denise de La Corte. Educação e aprendizagem social para Geoconservação: proteção de serviços ecossistêmicos e governança ambiental na Macrometrópole Paulista. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019047, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8657587. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657587. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

O projeto visa analisar os processos e resultados de uma experiência educativa desenvolvida na proposta do Geoparque Ciclo do Ouro, em Guarulhos (SP), objetivando promover a integração da geodiversidade em políticas públicas e governança ambiental. Envolveu diferentes atores sociais, sendo estes professores da educação básica, comunidade, gestores públicos e pesquisadores acadêmicos. O processo de aprendizagem social e educação para geoconservação e sustentabilidade procurou melhorar a compreensão da geodiversidade e das lacunas de conhecimento dos atores participantes, por meio de metodologias participativas focadas no (re)conhecimento do lugar/ambiente associadas ao ensino em Geociências, com referência em proposta inédita de formação de professores. Buscou promover a gestão da geodiversidade em regiões com alta densidade populacional e conflitos socioambientais e desvelar a consciência do valor da geodiversidade, consideramos que os processos de aprendizagem social e educação para a geoconservação podem indicar caminhos relevantes na proteção futura dos serviços ecossistêmicos, particularmente no contexto das mudanças climáticas.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8657587
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