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Aprendendo com a natureza:
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Geoeducação
Educação ambiental
Educação não formal
Ensino de Geociências
Trilhas Ecológicas

Como Citar

AMARAL, Ricardo Farias do; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; COLOMBO JUNIOR , Pedro Donizete. Aprendendo com a natureza:: geodiversidade, atividades audiovisuais e trilhas interpretativas no ensino das Ciências da Terra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020021, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658702. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo descreve e avalia uma metodologia simples e robusta para estimular e orientar alunos de licenciatura e áreas afins ao longo de atividades de campo como instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem das ciências e na sensibilização ambiental. A oficina divide-se em três fases: i) pré-campo, quando aulas expositivas são associadas a estratégias de produção audiovisual e de mapas, na preparação de atividades de campo; ii) campo, em que é aplicado o conhecimento visto na fase anterior; iii) pós-campo, quando são entregues os produtos como: fotos, vídeos, esboços, mapas e relatórios de campo; avaliado o aprendizado; discutidos os estímulos gerados em campo e feita uma análise crítica do método. Após a oficina, a maior parte dos alunos se mostrou motivada a implementar o método em suas vidas profissionais. Trata-se de uma contribuição para o entendimento de quão simples e importante é o olhar atento e cuidadoso para a Natureza.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658702
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