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Produção e aplicação de um jogo digital como ferramenta pedagógica para o ensino de Geologia
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Recursos didáticos
Questionários
Aprendizagem
Geografia

Como Citar

FRANÇA, Luciana Freitas de Oliveira; ALCÂNTARA, Werica Karen de Souza; SILVA, Anderson David Almeida da; LIMA, Karollaine Fernandes de. Produção e aplicação de um jogo digital como ferramenta pedagógica para o ensino de Geologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020040, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8660015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8660015. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa descreve a experiência vivenciada por monitores da disciplina Geologia Geral com 23 alunos do primeiro período do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. O trabalho objetivou desenvolver e aplicar um jogo digital que contemplasse todo o conteúdo da disciplina, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. O método de investigação desenvolvido foi descritivo explicativo, de caráter quantitativo e qualitativo. Um Quiz geológico foi produzido a partir de plataforma gratuita, de baixa complexidade, permitindo maior motivação dos alunos no processo de aprendizagem. O ambiente lúdico e divertido possibilitou abordar conteúdos complexos e abstratos da Geologia. No entanto, apesar de ser considerada uma ferramenta positiva e desafiadora para uso em sala de aula, o recurso ainda é pouco utilizado por professores de diversas áreas do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660015
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