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Aula de campo para ensino e aprendizagem de Geociências a partir de atividades de reconhecimento do sambaqui do rio Salinas (ES)
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Alfabetização Científica
Espaço não-formal
Ensino de Geociências

Como Citar

CÉSAR, Deovair Monteiro. Aula de campo para ensino e aprendizagem de Geociências a partir de atividades de reconhecimento do sambaqui do rio Salinas (ES). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020047, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8661195. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8661195. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A alfabetização científica, no que diz respeito às atividades escolares, utiliza-se da aula de campo como metodologia pedagógica, com vistas ao desenvolvimento de saberes científicos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Desta maneira, o objetivo da pesquisa foi empreender uma aula de campo no sambaqui do rio Salinas, considerado espaço não-formal de ensino, a partir de atividades desenvolvidas em temas geradores de conhecimentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos do tipo “observação participante”, que contou com a participação de estudantes do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Zuleika Flores da Purificação”, Anchieta, Espírito Santo, Brasil. Como resultados, apontamos que a totalidade dos dados coletados pelos grupos conseguiu caracterizar alguns aspectos do sambaqui, revelando potencialidades pedagógicas. Podemos afirmar que, do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem, os resultados demonstram avanços na alfabetização científica do grupo de estudantes participante.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661195
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