Banner Portal
Construção e relevância da geolodática
PDF

Palavras-chave

Ensino
Didática da geologia
Didática das ciências da terra
Epistemologia geológica

Como Citar

LACREU, Hector Luis. Construção e relevância da geolodática. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021045, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667603. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667603. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esta contribuição foi preparada como uma réplica da obra "Reflexões sobre o termo Geolodáctica" do Dr. José Selléz-Martínez publicada neste mesmo número. É apresentada uma breve contextualização da evolução do ensino de Geologia na Argentina nos últimos trinta anos e apresentadas respostas a alguns aspectos centrais das críticas feitas: a) a origem da geolodáctica, b) sobre a construção da sigla geolodáctica, c) sobre a relevância do neologismo geolodáctica, d) sobre a prudência e a suposta desproporção do significado de geolodáctica, e) sobre as ciências da Terra e sua didática. Conclui-se observando que o termo geolodáctica tenta oferecer uma resposta e tornar visível um tema educacional investigado por seu autor. A proposta está em processo de avaliação pela comunidade de professores de Geologia e Ciências da Terra, que a adotará, rejeitará e modificará em sua totalidade, conforme ocorre com todas ases hipóteses científica.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667603
PDF

Referências

Contenidos Básicos Comunes (CBC) (1995). CBC para la Educación General Básica. Ministerio de Cultura y Educación de la Nación. 360 p. Disponível em: https://bit.ly/3qJfjRH.

Diccionario de la lengua española (DELE) (2020). Diccionario de la lengua española de la Real Academia Española. URL: https://dle.rae.es/acr%C3%B3nimo Acceso 18.11.2021.

Frodeman, R. (2010). O raciocínio geológico: a geologia como uma ciência interpretativa e histórica. Terræ Didatica, 6(2), 85-99. doi: 10.20396/td.v6i2.8637460.

Lacreu, Héctor L. (1996). Geología. En: Fuentes para la transformación curricular, Ciencias Naturales, Ministerio de Cultura y Educación de la Nación. Argentina. p. 179-200. Disponível em: https://bit.ly/3kJ5m2Y

Lacreu, H.L. (1997). Transposición didáctica de las Geociencias. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 5, 37-48. Disponível em: https://bit.ly/3kDTgrG.

Lacreu, H. L. (2014a). Aciertos, distorsiones y falacias en la enseñanza de las ciencias naturales de la educación secundaria obligatoria en Argentina. (Conferencia invitada para el evento “Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013)”, 23-08-2014, Campinas, SP, Brasil). Terræ Didatica, 10(3), 217-226. doi: 10.20396/td.v15i0.8654666.

Lacreu, Héctor L. (2014b). La polisemia de las Geociencias y sus consecuencias pedagógicas. XIX Congreso geológico argentino, ACTAS. Córdoba, Argentina. Disponível em: https://bit.ly/3cau33H.

Lacreu, H. L. (2019). Geolodáctica, desafíos para renovar la enseñanza de la Geología. Terræ Didatica, 15(Publ. Contínua), 1-11, e19017. doi: 10.20396/td.v15i0.8654666.

Lacreu, H. L. (2020). Geolodáctica del paisaje natal. Alambique Didáctica de las Ciencias Experimentales, 102, 47-54.

Núcleo de Aprendizajes Prioritarios (NAP) (2005a). Primer ciclo/Nivel Primario. Buenos Aires: Ministerio de Educación y Ciencias de Argentina. Disponível em: https://bit.ly/3HoTT27l.

Núcleo de Aprendizajes Prioritarios (NAP). (2005b). Segundo ciclo/Nivel Primario. Buenos Aires: Ministerio de Educación y Ciencias de Argentina. Disponível em: https://bit.ly/30r419r.

Núcleo de Aprendizajes Prioritarios (NAP). (2006). Ciencias Naturales, Educación Secundaria, Ciclo Básico. Buenos Aires: Ministerio de Educación y Ciencias de Argentina. Disponível em: https://bit.ly/3osw4xW.

Real Academia Española (RAE) (sin fecha). Tecnicismos, neologismos y extranjerismos en el español. Real Academia Española de la Lengua. Disponível em: https://bit.ly/3npFrPD Acceso em: 18.11.2021.

Sellés-Martínez, J. (2021). Reflexiones acerca del término “Geolodáctica”. Terræ Didatica, 17(Publ. Contínua), 1-5, e021044. doi: 10.20396/td.v17i00.8665817.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) (2015). Fields of education and training 2013 Inter-national Standard Classification of Education (ISCED-F 2013), Detailed field descriptions. UNESCO Institute for Statistics. doi: 10.15220/978-92-9189-179-5-en.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.