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Dossiê: Mecanismos digitais e semióticos dos populismos contemporâneos

2019-12-18

Estudos da linguagem e da sociedade vêm apontando que a vida social e os cenários sociolinguísticos atuais têm sido amplamente afetados pela digitalização. As tecnologias da comunicação digitais são muito mais do que “facilitadoras da interatividade e mobilidade das pessoas”; elas alteram, segundo Jacquemet (2019), “a natureza mesma dessa interatividade, transformando o sentido de lugar, pertencimento e relações sociais” (p. 153). Pesquisas sobre formas emergentes de populismo no mundo vêm indicando que campanhas eleitorais e governos atuais têm reciclado regularidades de interação no meio digital (p. ex., a possibilidade de interagir imediatamente com um influenciador digital) e combinando-as com padrões neoliberais (p. ex., a desregulamentação da seguridade social e do trabalho), de forma a redefinir a política, o estado de bem-estar social e as próprias instituições democráticas. No Brasil, ataques às instituições do estado de direito, à ciência, ao meio ambiente e a outros recursos da democracia são sistemáticos. A regularidade com que as ações ocorrem em redes digitais de WhatsApp e outras mídias digitais e a resultante popularidade do mecanismo populista de Jair Bolsonaro, segundo Leticia Cesarino (2018), são resultado de uma ‘ciência do populismo’, isto é, um processo cuidadosamente planejado de produzir digitalmente a figura do “povo”, em oposição ao “inimigo” (ver Laclau, 2005 e Mouffe, 2019).

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Edição Atual

v. 58 n. 3 (2019): Gêneros de discurso, escrita e ensino

A temática dos gêneros de discurso tem sido muito discutida, e, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com ênfase em sua relação com o ensino. No dossiê Gêneros de discurso, escrita e ensino”, nosso objetivo mais específico é reunir artigos que apresentem análises e/ou reflexões teóricas sobre a aprendizagem da escrita relacionando-a às práticas de ensino e aos gêneros do discurso.

Publicado: 2019-12-18

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