O escritor intermediário: um novo foco de um tipo de escritor

Autores

  • Elizabeth Villarreal Universidad Libre
  • Freiderikos Valetopoulos Universidad de Poitiers

Palavras-chave:

Produção escrita. Escritor novato. Escritor intermediário. Escritor experiente.

Resumo

Esta pesquisa tem como ponto de partida uma análise das necessidades de um público de estudantes universitários colombianos, que desejam melhorar as suas competências na redação de documentos acadêmicos. Propomos primeiramente analisar o processo de produção escrita apresentando um panorama de diferentes propostas teóricas. Após a análise, nos concentraremos na noção do “escritor intermediário”, como uma etapa no processo do desenvolvimento da competência escrita. Se trata então de um escritor que, contrariamente aos escritores novatos, pode articular, compreender e realizar tarefas bem estruturadas a nível de pensamento, o que revela a capacidade de transformá-las. Estas qualidades permitem situar o escritor no “modo de compreensão de conhecimento” devido às características que apresenta diante do processo de escrita. Neste sentido, ele não deve ser considerado um escritor novato, pois tem a capacidade de ir além da simples enunciação de conhecimento, porém não pode ser considerado um “escritor experiente”, já que o seu trabalho de escrita não demostra ainda a sua capacidade de transformação daqueles conhecimentos. 

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Biografia do Autor

Elizabeth Villarreal, Universidad Libre

Enseignante-chercheure à la Faculté de Génie de l’Université Libre en Colombie. Elle est licenciée en Science Humaine et Langues, elle a obtenu un Master en éducation à l’Université Libre - Colombie. Actuellement docteure en  Linguistique à l’Université de Poitiers – France, son travail de recherche vise au développement de la compétence écrite en français et espagnol.

Freiderikos Valetopoulos, Universidad de Poitiers

Professeur à l’Université de Poitiers – FoReLL (EA 3816), en France, ses recherches portent sur l’appropriation du français langue étrangère à travers les corpus d’apprenants et l’interface syntaxe / sémantique. Après des études de philologie grecque et de didactique d’une langue étrangère, sa thèse portait sur une approche contrastive des prédicats adjectivaux du grec et du français. Son habilitation à diriger des recherches s’intitulait “Analyse des prédicats et réflexions sur l’appropriation du français langue étrangère”.

Referências

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

VILLARREAL, E.; VALETOPOULOS, F. O escritor intermediário: um novo foco de um tipo de escritor. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 2, p. 729–751, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8648313. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos