Banner Portal
Abordagens práticas de revisão textual dialógica no ensino médio
PDF

Palavras-chave

Escrita
Revisão docente
Dialogismo

Como Citar

GASPAROTTO, Denise Moreira; MENEGASSI, Renilson José. Abordagens práticas de revisão textual dialógica no ensino médio. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 2, p. 1432–1454, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657757. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute abordagens do trabalho de revisão docente no ensino de produção textual escrita. A partir dos princípios da revisão na perspectiva dialógica (RUIZ, 2010; POSSATI, 2013; MENEGASSI e GASPAROTTO, 2016; 2019), apresenta-se uma proposta didática a essa abordagem, exemplificada e elucidada na produção escrita de um aluno de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. A proposta fundamenta-se nos pressupostos do dialogismo e na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, [1929] 2009; BAKHTIN, [1979] 2010; BRAIT, 2012), da concepção de escrita como trabalho (GERALDI, 2011; FIAD e MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) e em pesquisas sobre revisão textual docente (HAYES, 2004; ALLAL et al., 2004; TRUPPIANO, 2006). Objetivou-se compreender i) como construir um bilhete de revisão efetivamente relacionado à perspectiva dialógica de linguagem; ii) quais os aspectos linguísticos e extralinguísticos implicados nessa produção escrita docente; iii) as alternativas de elaboração do bilhete de acordo com o objetivo de revisão; iv) a revisão para além da correção do texto em si, voltada à formação global do aluno no tocante ao discurso escrito, a compreender a qualidade da reescrita como parte do aprendizado sobre escrita pelo próprio aluno. Os resultados evidenciaram a revisão docente como uma produção textual a ser tomada em seu conjunto, a estabelecer relações entre bilhetes de revisão, objetivos de revisão, condições imediatas e mais amplas de trabalho; características fundamentais ao bilhete dialógico de revisão.

PDF

Referências

ALLAL, L. et al. (2004). Revision of written language: cognitive and instructional processes. Boston/Dordrecht, Netherlands/New York: Kluwer.

ANTUNES, I. (2003). Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola.

BAKHTIN, M./VOLOCHÍINOV. ([1929] 2009). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi. 12. ed. São Paulo: Hucitec.

BAKHTIN, M. ([1979] 2010). Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes.

BRAIT, B. (2012). Construção coletiva da perspectiva dialógica: história e alcance teórico-metodológico. In: FÍGARO, R. (Org.). Comunicação e análise do discurso. São Paulo: Contexto, v. 1, p. 79-98.

BREIDENBACH, K. Practical guidelines for writers and teachers. (2006). In: HORNING, A.; BECKER, A. (Orgs). Revision: History, theory, and practice. West Lafayette, Indiana: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, p. 197-219.

CAMPS, A. (2006). Texto, processo, contexto, atividade discursiva: diferentes pontos de vista sobre a atividade de aprender e de ensinar a escrever. In: CAMPS, A. (Org.); Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: Artmed, p. 13-32.

FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. (1991). A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (org.). Questões da Linguagem. São Paulo: Contexto, p. 54-63.

GARCEZ, L. H. C. (1998). A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

GASPAROTTO, D. M.; MENEGASSI, R. J. (2015). Aspectos da prática docente na revisão e reescrita de narrativa de terror. Fórum Linguístico. F l o r i a n ó p o l i s , v . 1 2 , n . 3 , p . 8 0 8 - 8 2 6 .

GERALDI, J. W. (Org.). ([1984] 2011). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste.

HAYES, J. R. What triggers revision?. (2004) In: ALLAL et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Kluwer Academic Publishers Dordrecht, p.9-20.

KENN, J. (2010). Strategic revisions in the writing of Year 7 students in the UK. The Curriculum Journal, v. 21, p. 255-280.

LEAL, L. F. V. (2003). A Formação do Produtor de Texto Escrito na Escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: VAL, M. da G. C.; ROCHA, G. (Orgs.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, p. 53-67.

MENEGASSI, R. J. (1998). Da revisão à reescrita: operações e níveis linguísticos na construção do texto. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis.

MENEGASSI, R. J. (2016). A escrita como trabalho na sala de aula. In: JORDÃO, C. M. A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. 1 ed. Campinas: Pontes, p. 193-230.

MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. (2016). Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-13. Domínios de Linguagem. Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045.

MENEGASSI, R. J. (2019). Revisão Dialógica: princípios teórico-metodológicos. DOI: 10.1590/1982-4017-190107-4518. Linguagem em Dis(curso) – LemD, Tubarão-SC, v. 19, n. 1, p. 107-124.

NASCIMENTO, C. E. (2013). Os bilhetes orientadores da reescrita e a aprendizagem relatório de experiência. In: GONÇALVES, Adair Vieira & BAZARIM, Milene. Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. São Paulo: Pontes Editores.

POSSATI, J. (2013). A reescrita dialógica. Dissertação de mestrado. Campinas: Unicamp.

RIJLAARSDAM G. et al. (2004). The study of revision as a writing process and as a learning-to-write process. In: ALLAL et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Kluwer Academic Publishers Dordrecht, p. 189-207.

RUIZ, E. D. (2010). Como corrigir redações na escola. São Paulo, Contexto.

SERAFINI, M. T. (2004). Como escrever textos. São Paulo: Globo.

SOBRAL, A. (2009). Do Dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras.

TRUPPIANO, C. (2006). Best classroom practices. In: HORNING, A.; BECKER, A. (Orgs.). Revision: History, theory and practice. West Lafayette, In: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, p. 177-196.

VOLOCHÍNOV, V.N. ([1926] 2013). Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, p. 71-100.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.