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Uma experiência de ensino de leitura no Pibid fundamentada na pedagogia com base em gêneros de texto da escola de Sydney pelo viés da Linguística Aplicada e da Formação de Professores
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Palavras-chave

Linguística Sistêmico-Funcional
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Pedagogia com base em gêneros de texto
Escola de Sydney
Metalinguagem pedagógica

Como Citar

SANTORUM, Karen; VIAN JR, Orlando. Uma experiência de ensino de leitura no Pibid fundamentada na pedagogia com base em gêneros de texto da escola de Sydney pelo viés da Linguística Aplicada e da Formação de Professores. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, p. 182–194, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670339. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Inseridos em práticas contemporâneas de formação de professores de línguas no âmbito da Linguística Aplicada, discutimos neste texto a dinamização do programa Ler para Aprender (LPA, ROSE; MARTIN, 2012, ROSE, 2020a, 2020b) na formação inicial de professores, bem como a articulação entre os gêneros do currículo e os gêneros do conhecimento por meio de uma metalinguagem pedagógica, conforme noção teórica de gênero de texto proposta por Martin e Rose (2008) e a proposta de letramento contida em Rose e Martin (2012), além dos aspectos linguístico-gramaticais, que tomam por base a Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; ROSE; MARTIN, 2007). Objetivamos apresentar o modo como a metalinguagem pode ser produzida e recontextualizada da teoria linguística para o trabalho com a formação do professor, da teoria para a prática, em um contexto específico: professores em pré-serviço participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e daí para o ensino.

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Referências

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