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"In altre parole" e de outras perspectivas
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Palavras-chave

In altre parole
Literatura na sala de aula de línguas adicionais
Autobiografias linguísticas
Investimento na aprendizagem de línguas
Identidade translíngue

Como Citar

PORCELLATO, Adriana Mendes; PRADO, Malila. "In altre parole" e de outras perspectivas: literatura e autobiografias linguísticas na sala de aula de línguas adicionais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, p. 122–136, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674052. Acesso em: 25 jul. 2024.

Resumo

Este artigo relata a experiência pedagógica de utilizar o livro autobiográfico de Lahiri, In altre parole (LAHIRI, 2015), em uma disciplina para estudantes de italiano em uma universidade brasileira. Essa obra literária foi escolhida como material principal do curso com a intenção de promover a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem das línguas e sobre suas identidades linguísticas e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo que desafia uma visão essencialista de língua e cultura (ISHIHARA; PORCELLATO, 2022; ISHIHARA; PORCELLATO; PRADO, 2023). No seu primeiro livro escrito em italiano, Lahiri narra o tortuoso, porém gratificante, processo de aprendizado de uma língua adicional como adulta, examinando o papel que cada uma das línguas que ela fala desempenhou na formação de sua identidade tanto pessoal como profissional. Ao longo do curso, os estudantes leram e discutiram sete capítulos do livro de Lahiri, enquanto trabalhavam em suas próprias autobiografias linguísticas (PAVLENKO, 2003), que, juntamente com outra tarefa escrita, forneceram os dados para este estudo. Os resultados revelaram que a maneira como os aprendizes pensam em sua identidade linguística e seu processo de aprendizado parece refletir modelos canônicos que concebem as línguas como sistemas compartimentalizados com normas idealizadas. Esse resultado revela a importância de incentivar os estudantes de línguas a refletir criticamente sobre valores e epistemologias linguísticas desde os estágios iniciais de sua trajetória acadêmica.

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