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Educação linguística crítico-colaborativa por meio do inglês
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Palavras-chave

Maya Angelou
Educação linguística crítico-colaborativa em inglês
Educação de jovens e adultos

Como Citar

ALMEIDA, Ricardo Regis de; LAGO, Neuda Alves do; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Educação linguística crítico-colaborativa por meio do inglês: uma experiência com estudantes da educação de jovens e adultos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 3, p. 748–761, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8664690. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este estudo é inspirado na biografia de Maya Angelou e visa entrelaçar suas experiências de vida a uma abordagem de educação linguística crítico-colaborativa por meio do inglês. Para alcançar nosso objetivo, um grupo de quatro estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) partiu do Instituto Federal de Goiás (IFG) e foi metaforicamente para os EUA através da história da mulher negra mencionada acima. Nossas reflexões durante eswsa aventura foram baseadas nas obras de diversos/as autores/as tais como Almeida (2017), Figueiredo (2008, 2018); Figueiredo e Lago (2018); Flores e Rosa (2017); Lago (2016); Magalhães (2014); Morrison (1975); Pessoa (2014); Scarcella e Oxford (1992), entre outros/as. Achamos fundamental mencionar, ainda, que as problematizações aqui presentes também se originaram das nossas próprias vivências: como as narrativas pessoais das participantes do estudo e as nossas próprias histórias de luta contra o racismo, o machismo, a pobreza e outros tipos de preconceito em nossas aulas. O material empírico foi gerado a partir de um questionário aberto, as cartas que as alunas escreveram para si mesmas nas aulas e as discussões realizadas em uma roda de conversa sobre uma experiência que as participantes do estudo tiveram com estudantes de três cursos integrados do primeiro ano do Ensino Médio – Comércio Exterior, Edificações e Química. Concluímos que essa investigação permitiu que as participantes do estudo assim como nós refletíssemos e repensássemos as nossas verdades sobre os nossos corpos, pele e sobre o próprio processo de educação linguística em língua inglesa.

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Referências

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