Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil

  • Fernanda Müller Universidade de Brasília
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Educação infantil. Prática pedagógica. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Blog.

Resumo

O artigo aborda o uso de novas tecnologias na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil no curso de pedagogia. Apresenta o percurso para a escolha e utilização do blog como instrumento de registro e documentação dos dados durante o período de estágio supervisionado na educação infantil. Seu objetivo é apresentar a análise de dados armazenados no blog, sobretudo os registros de três alunas que participaram do programa de residência pedagógica. A análise dos dados evidencia as principais categorias de interesse e preocupação das alunas durante o estágio supervisionado na creche: crianças, rotina, planejamento, espaço. O blog favoreceu a aprendizagem de aspectos essenciais da educação infantil e mostrou-se como ferramenta importante tanto para a formação inicial de professoras na educação infantil, quanto para a pesquisa.

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Biografia do Autor

Fernanda Müller, Universidade de Brasília
Departamento de Métodos e Técnicas Faculdade de Educação

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Publicado
2012-05-21
Como Citar
Müller, F. (2012). Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil. ETD - Educação Temática Digital, 14(1), 43-61. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1240