Banner Portal
Análise de projeto pedagógico em narrativas de autoavaliação
PDF

Palavras-chave

Autoavaliação. Projeto pedagógico. Narrativas. E-portfólio. Aprendizagem. Educação a distância.

Como Citar

CARVALHO, Marie Jane Soares; RELLA, Eliana. Análise de projeto pedagógico em narrativas de autoavaliação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 356–375, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i2.1287. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1287. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

A análise se endereça aos alcances e às limitações do projeto pedagógico de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. A análise considera a qualidade e a eficácia das narrativas sobre as aprendizagens para responder a questão sobre as relevâncias atribuídas na autoavaliação. Trabalhamos com uma amostragem de portfólios do último ano do curso. Quanto aos alcances temos: núcleo docente estável; equipe docente responsiva; metarreflexão evidente nas narrativas; equilíbrio entre teorias e práticas; responsividade dos alunos em relação às intervenções da equipe docente espraiada em suas atividades; interdisciplinaridade. As limitações apontam para: a contra-argumentação direta dos alunos para as intervenções da equipe docente é inexpressiva; a experiência pedagógica predominantemente dirigida às salas de aula e aos aspectos de ordem cognitiva; a inexpressiva abordagem sociopolítica no currículo; o investimento tímido no trabalho colaborativo. Há avanços importantes como a interdisciplinaridade e o desenvolvimento metarreflexivo.Há limitações como a inexpressiva colaboração interpares e a circunscrição do projeto pedagógico às ações em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i2.1287
PDF

Referências

ALBUQUERQUE, Renato A. A formação como elemento indissociável do trabalho docente: o custo do tempo para qualificação de professoras-estudantes. 2011. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BICUDO, Maria A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

BORDAS, Mérion C.; CARVALHO, Marie Jane S.; NEVADO, Rosane A. Formação de professores: pressupostos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia/EAD. Revista Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre. v. 8, n. 1, p. 143-167, 2005.

CARVALHO, Marie Jane S.; PORTO, Leonardo S. Portfólio educacional: proposta alternativa de avaliação - guia didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

CARVALHO, Marie Jane S.; NEVADO, Rosane A.; MENEZES, Crediné. Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância. In: NEVADO, Rosane A.; CARVALHO, Marie Jane S.; MENEZES, Crediné. (Org.). Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007, v. 1, p. 36-52.

GATTI, Bernadetti; BARRETO, Elza de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafio. Brasília: UNESCO, 2009.

GOODSON, Ivor F. The Changing curriculum: studies in social construction. Counterpoints: studies in the postmodern theory of education. v.18, 1997.

GOODSON, Ivor. F. Currículo, Narrative e o future social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 241-252, 2007.

GOODSON, Ivor F. et al. Narrative learning. London; New York: Routledge, 2010.

GOODSON, Ivor F.; GILL, Scherto. Narrative pedagogy: life history and learning. New York: Peter Lang, 2011.

GRASSI, Daiane. Arquiteturas pedagógicas aplicadas à educação a distância. 2010. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2010.

MACHADO, Nádie Christina F. Estudo das trajetórias de letramento em curso de Educação a Distância: o texto, o papel e a tela do computador. 2009. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2009.

OMERY, Anna. Phenomenology: a method for nursing research. Advances in Nursing Science, v. 5, n. 2, p. 49-64, Jan.1983.

PALM, Torulf. Performance assessment and authentic assessment: a conceptual analysis of the literature. Practical Assesment, Research & Evaluation, v. 13, n. 4, p.1-11, Apr. 2008.

RODRIGUES, Cláudia M. Cruz et al. (Coord.). Relatório de avaliação: Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia a Distância. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, 2011.

SILVEIRA, Patricia G. Virtualização do conhecimento na formação de professores: estudos na educação a distância. Dissertação. 2011. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2011.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SMITH, Dorothy. Institutional ethnography: a sociology for people. Oxford: Alatmira Press, 2005.

TEIXEIRA, Adriano C. Inclusão digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Ed. Unijui, 2010.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.