Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física

  • Luciana Maria Fernandes Silva Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Universidade Estadual Paulista
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Educação física escolar. Temas transversais. Capoeira. Site educacional

Resumo

A internet, atualmente, é uma significativa fonte de informação, sendo necessária a construção de sites educacionais resultantes de pesquisas científicas que fomentem reflexões pedagógicas. É preciso também fundamentar possibilidades de relações entre os temas transversais, grandes problemas da sociedade que devem ser contextualizados na escola, na prática educativa. Na Educação Física, a capoeira, parte integrante da cultura corporal de movimento, deve também ser abordada ao longo da prática pedagógica. Avaliou-se um blog desenvolvido para abordar os Temas Transversais e a Capoeira, levando-se em consideração a opinião de 23 professores participantes (12 mulheres e 11 homens, média de idade de 30 anos). Optou-se pela pesquisa qualitativa e análise de conteúdo a partir de um questionário desenvolvido para avaliar o blog. Dividiu-se a análise em duas categorias: apresentação do blog didático elaborado e análise dos resultados oriundos da avaliação dos participantes, sendo esta categoria dividida em 3 subcategorias: opiniões a respeito do design e da configuração do blog; interesse e motivação; considerações acerca dos temas transversais. Os resultados foram favoráveis quanto à coerência, à linguagem, a adequação do conteúdo ao tema e ao público-alvo, à visualização, à confiabilidade e o rigor conceitual do blog. Todos os participantes afirmaram ainda que utilizariam o conteúdo sugerido pelo blog para o desenvolvimento de suas aulas. A partir destes resultados, considera-se que o blog pode se tornar um material didático virtual, auxiliando os professores no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o fazer didático da Educação Física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Fernandes Silva, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP Rio Claro).
Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP Rio Claro) e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).
Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista
Professora livre docente do Departamento de Educação Física (UNESP Rio Claro) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORBA, M.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. A. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRAGA, A. Personas materno-eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3o e 4o ciclos. Brasília: MEC, 1998.

CAMPOS, H. Capoeira na universidade: uma trajetória de resistência. Salvador: SCT/ EDUFBA, 2001.

DARIDO, S. C. et al. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010.

DARIDO, S. C. et al. Educação física e temas transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Mackenzie, 2006.

DEMO, P. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, GO, v. 1, n.1, p. 53-75, ago. 2009.

FALCÃO, J. L. C. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. 2004. 393f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FREIRE, J. B. Prefácio. In: SILVA, G. O.; HEINE, V. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.

HUI-MIN LAI; CHIN-PIN CHEN. Factors influencing secondary school teachers’ adoption of teaching blogs. Computers & Education, Amsterdam, NE, v. 56, n. 4, p 948-960, may 2011.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KOCH, I.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MERCADO, L. P. L. Integração das mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto, Brasília, v. 21, n. 79, p. 17-44, 2008.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, J. P. E.; LEAL, L. A. P. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.

RODRIGUES, L. H. Educação física escolar e o meio ambiente: dimensões dos conteúdos. 2002. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

ROBREDO, J. Manual de editoração. Brasília: ABDF; INL, 1981.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1978.

SILVA, L. M. F.; DARIDO, S. C. A Capoeira na educação física escolar: análise de algumas propostas curriculares estaduais brasileiras. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - CONPEF, 5., 2011, Londrina. Anais... Londrina: CONPEF, 2011.

SILVA, L. M. F.; GONZALEZ, R. H. A Capoeira e a teoria da autodeterminação. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 15, n. 150, nov. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd150/a-capoeira-e-a-teoria-da-autodeterminacao.htm. Acesso em: 09 ago. 2011.

SILVA, G. O.; HEINE, V. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.

Publicado
2013-02-27
Como Citar
Silva, L. M. F., Rufino, L. G. B., & Darido, S. C. (2013). Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física. ETD - Educação Temática Digital, 15(1), 87-106. https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1296

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)