Banner Portal
Discutindo sobre o fracasso escolar na perspectiva de Bernard Charlot: em foco uma escola pública paulista de educação básica
PDF

Palavras-chave

Fracasso escolar. Avaliação da educação básica. Profissionais da educação.

Como Citar

SENICATO, Renato Bellotti; OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Discutindo sobre o fracasso escolar na perspectiva de Bernard Charlot: em foco uma escola pública paulista de educação básica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 249–267, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1318. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1318. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq/CAPES com período de vigência 2013-2014, desenvolvido em uma escola que atende alunos do ensino fundamental II e ensino médio. O projeto tem como objetivo compreender aspectos relativos à formação de leitores e escritores na escola básica, uma vez que preocupa-se com o ingresso de alunos ainda não alfabetizados no sexto ano. Como parte do projeto mais amplo desenvolvemos um projeto de iniciação científica a fim de compreender como Bernard Charlot compreende a escola, lugar de formação dos jovens, uma vez que para ele é na relação com o saber que os sujeitos participam de modos diferenciados do processo de reprodução social significando sua experiência escolar e transformando a si próprio. Metodologicamente, as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo com os professores e aulas que envolviam o trabalho com leitura e escrita foram audiogravadas durante o ano de 2013 para que pudessem ser analisadas. Tomamos também como material de análise as correspondências eletrônicas trocadas entre os professores e os pesquisadores, bem como os materiais postados em redes sociais das quais fazíamos parte. Neste texto, problematizaremos a sutil interface entre as avaliações de larga escala e a produção do fracasso escolar relacionando-a ao alarde midiatico. Aponta-se a resistência dos educadores às atuais políticas de responsabilização em educação, as quais atravessam o trabalho pedagógico "amarrando" o currículo a certos conteúdos nem sempre significativo à determinadas comunidades escolares. Ressalta-se, nesse processo, a relevância do trabalho coletivo em detrimento às determinações oficiais prescritivas.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1318
PDF

Referências

BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr.-jun. 2012.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p.229-258, abr./jun. 2008.

CRISTOFOLETI, Rita de Cássia; MARTANI, Bárbara Fernanda; OMETTO, Cláudia Beatriz Castro Nascimento. Um olhar para a sala de aula e para as crianças que não aprendem: considerações sobre a questão do fracasso escolar. In: CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho et al. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. p. 539-545. v. 2

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008. Disponível em: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news03_19.htm Acesso em 20 de nov. 2012.

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

MARIGUELA, Adriana Duarte Bonini; SENICATO, Renato Bellotti. A educação como efeito multiplicador. In: SILVA, Luzia Batista de Oliveira et. al. (Org). O diálogo em educação: uma caminho ou uma nova paideia para uma reflexão sobre a educação em uma sociedade de consumidores. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

RODRIGUES, Rubens Luiz. Democratização e cultura no debate educacional brasileiro: tensões e articulações entre igualdade e pluralidade. Vertentes, São João Del Rei, v. 1, n. 33, p.9-20, jan./jun. 2009.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 10.ed. São Paulo: Ática, 2002.

TRÓPIA, Guilherme; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Vínculo entre relação com o saber de Bernhard Charlot e categorias bachelardianas. Educação, Porto Alegre, v.34, n. 3, p. 369-375, set./dez. 2011.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.