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Estágio docente como prática pedagógica
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Palavras-chave

Estágio
Docência
Prática pedagógica
Educação

Como Citar

SENGIK, Aline Sberse; TIMM, Jordana Wruck; STOBÄUS, Claus Dieter. Estágio docente como prática pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 4, p. 979–993, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8652391. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652391. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a relevância do estágio docente na formação de professores, quando da realização de um curso de Formação Pedagógica ou de Mestrado/Doutorado. Nesse sentido, acredita-se que a prática realizada em sala de aula pelo profissional estagiário pode e deve melhor instrumentalizá-lo pedagogicamente. Faz-se uma análise baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002), sendo adotado para o referencial teórico, entre outros, Freire (2009), Nóvoa (1995), Palombini (2004), Pimenta; Lima (2005/2006), Ramirez; Stobäus (2010), Tardif; Lessard (2005), Veiga (2010). Trata-se de uma reflexão teórico-prática sobre a experiência de estágio docente realizado para a disciplina de “Estágio Supervisionado II”, ao término do Programa Especial de Formação Pedagógica da Universidade de Caxias do Sul. Teve como foco as análises das interações vivenciadas entre a professora e os alunos, e discutiu-se as possíveis resistências e entraves que essas relações ocasionam em sala de aula, possibilitando comentar que o estágio é fundamental para a preparação do futuro professor, enquanto prática pedagógica, à medida que permite lidar com algumas das (im)previsibilidades que envolvem o trabalho docente e que integra as teorias com as práticas, repensando, reavaliando e ressignificando suas ações em sala de aula, permitindo (re)conhecer realidades escolares, intervir, (re)avaliar (resultados pessoais e profissionais), exigindo desse futuro profissional responder a diversas demandas que resultam do trabalho docente.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652391
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