Da capa à contracapa

paratextos no processo constitutivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653276

Palavras-chave:

PNBE, Educação infantil, Livro infantil, Mediação

Resumo

A literatura infantil tem duplo destinatário: a criança (leitor) e o adulto (comprador), de modo que os paratextos externos tendem a se dividir entre ambos. Assim, visa-se, com base nos paratextos veiculados na primeira capa e na quarta capa de livros de narrativas por imagens, discutir quem é o público-alvo de obras literárias integrantes da Categoria 2 da Educação Infantil do PNBE 2014. Os livros Ladrão de galinhas, de Béatrice Rodriguez, e Calma, camaleão!, de Laurent Cardon são analisados com base em postulados de Genette (2009). Os resultados apontam a importância das mensagens paratextuais para a interpretação. Infere-se, a partir do estudo, que tanto a produção do livro como a mediação docente deve considerar os paratextos nos processos de formação do leitor. 

 

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Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Linguística e Letras - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Docente - Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Caxias do Sul, RS - Brasil.

 

Carolina Acosta, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Letras - Língua Portuguesa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) -  Caxias do Sul, RS -  Brasil. Graduanda em Filosofia - Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Caxias do Sul, RS - Brasil.

Eliana Rela, Universidade Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Docente - Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Caxias do Sul, RS - Brasil

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

RAMOS, F. B.; ACOSTA, C.; RELA, E. Da capa à contracapa: paratextos no processo constitutivo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 145–163, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8653276. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653276. Acesso em: 7 dez. 2021.