Banner Portal
Mosaicos de docência
PDF

Palavras-chave

Memórias
Docência
Identidade

Como Citar

LIMA, M. J. G. S. de .; SILVA, R. de O. da. Mosaicos de docência: relatos da vida escolar de estudantes de Biologia e sua professora. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 218–233, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8653298. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653298. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Partindo do pressuposto que a formação das identidades docentes tem início na vida escolar, este artigo apresenta uma discussão sobre a produção de memoriais de vida escolar realizada com estudantes de Biologia e sua professora. Os relatos foram hibridizados e reorganizados em três textos, denominados “mosaicos de docência”. O artigo traz impressões sobre a escrita e o compartilhamento coletivo dos memoriais e de objetos significativos da vida escolar, bem como sobre o primeiro contato dos alunos e alunas com a escola de estágio. Conclui-se, com base em referenciais do campo da pesquisa biográfica, que memoriais da vida escolar são ferramentas potentes para pensar sobre os sentidos da escola e para o deslocamento de certezas e estereótipos sobre docência, escola e conhecimento, como fios que guiam as nossas identidades docentes.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653298
PDF

Referências

ARAÚJO, Mairce da Silva; MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. Histórias e memórias docentes: escrita de si como possibilidade de autoformação. In: SILVA, A. G. da; OLIVEIRA, D; MORAIS, J. de F. dos S; ARAUJO, M. da SILVA (Org.). Memoriais de formação: narrativa e autoria no processo formativo docente. São Gonçalo (RJ): UERJ/FFP, 2016. 225 p.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Prefácio: sobre a escrita de memoriais: caminhos de trans-formação. In: SILVA, A. G. da; OLIVEIRA, D; MORAIS, J. de F. dos S; ARAUJO, M. da SILVA (Org.). Memoriais de formação: narrativa e autoria no processo formativo docente. São Gonçalo (RJ): UERJ/FFP, 2016. 225 p.

BUENO, Belmira. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11653.pdf. Acesso em: 21 dez. 2018.

CORDEIRO, Denise. Juventude nas sombras: escola, trabalho e moradia em territórios de precariedades. Rio de Janeiro: Lamparina/ FAPERJ, 2009.

COSTA, Elis Regina; ASSIS, Maria Paulina. As narrativas autobiográficas como eixo interdisciplinar entre a psicologia e a educação: contribuições para a licenciatura em educação do campo. Revista EDAPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 16, p. 442, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/5963/pdf. Acesso em: 21 dez. 2018.

GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2002.

GOMES, Alexandre Oliveira; OLIVEIRA, Ana Amélia Rodrigues. A construção social da memória e o processo de ressignificação dos objetos no espaço museológico. Museologia e patrimônio, v.3, n.2, jul./dez. de 2010. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus. Acesso em: 22 ago. 2018.

LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no oficio de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232 p.

SELLES, Sandra Escovedo; AYRES, Ana Cléa Braga Moreira. Memórias de aluno: trajetórias pré-profissionais examinada em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Coletânea da VI Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Biologia, Física, Química e áreas afins. Niterói, RJ: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 2004.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual da Bahia. Salvador, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf . Acesso em: 21 dez. 2018.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.