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Modelo de tomada de decisão para uso de professores do ensino fundamental na identificação de Autismo e Deficiência Intelectual
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Palavras-chave

Educação Básica
Deficiência Intelectual
Autismo
Ambiente Big Data

Como Citar

TEIXEIRA, M. C. T. V. .; CARREIRO, L. R. R. .; SEABRA, A. G. .; SILVA, L. A. da .; ROSSI, A. C.; TAFLA, T. L. .; LOPES, E. F. D.; BRUNONI, D. Modelo de tomada de decisão para uso de professores do ensino fundamental na identificação de Autismo e Deficiência Intelectual. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 106–126, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8655539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655539. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Ainda há um número significativo de alunos que ingressam no ensino fundamental com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), sem diagnóstico garantindo seus direitos legais aos Serviços Educacionais Especiais (SES). De acordo com o sistema público de saúde brasileiro (SUS), a identificação precoce e o monitoramento do TEA devem ser realizados pelas equipes de saúde e educação. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de tomada de decisão, com um fluxograma detalhando tarefas e ações, utilizado por professores do ensino fundamental do sistema público de ensino com instrumentos para avaliação de indicadores de TEA e DI. O estudo foi realizado em duas fases. Fase 1: Dois instrumentos em um formato de checklist de verificação foram produzidos contendo descrições sobre as características dos transtornos para auxiliar o professor na avaliação dos alunos. Fase 2: Dois fluxogramas foram criados, um para cada transtorno, composto por um conjunto de atividades sequenciais logicamente organizadas. O procedimento para os fluxogramas consistiu em um processo baseado no Business Process Model and Notation (BPMN), utilizando a plataforma de código aberto Business Process Management System (BPMS). O relatório final permite a visualização dos resultados da avaliação, como indicadores do checklist, avaliação neuropsicológica, avaliações emocionais e comportamentais. O estudo apresenta um modelo de processo para professores e gestores educacionais que utiliza um sistema computadorizado para auxiliá-los na coleta e análise de dados, bem como tomada de decisão em tempo real para identificar alunos com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539
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