Autismo

aspectos pedagógicos e sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8658196

Palavras-chave:

Autismo, Ensino

Resumo

Neste dossiê os artigos apresentados estão intrinsecamente relacionados com os aspectos que favorecem a inclusão social e acadêmica de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse direcionamento, abordam estratégias que podem promover a comunicação de pessoas sem oralidade, a fala funcional, a interação social em ambientes coletivos, a apropriação de conteúdos acadêmicos/sociais/funcionais, a socialização de modos pedagógicos para o trabalho educacional em agrupamentos produtivos, o uso de tecnologia assistiva com ênfase em Comunicação Alternativa (CA). Contribui assim, para o debate acadêmico-científico acerca do trabalho pedagógico e social com essa população. A temática foca em questões produzidas em contextos investigativos que visam subsidiar a formação docente com vistas ao fortalecimento das práticas educativas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN).

Referências

Mansur, O. M. F. de C., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2020). Da detecção de sinais de risco para autismo à intervenção precoce. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 50-67. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655516

Schirmer, C. R. (2020). Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 68-85. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470

Soares, F. M. G. C., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2020). A mediação pedagógica de professoras de crianças com autismo. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 86-105. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543

Teixeira, M. C. T. V., Carreiro, L. R. R., Seabra, A. G., Silva, L. A. da, Rossi, A. C., Tafla, T. L., Lopes, E. F. D., & Brunoni, D. (2020). Modelo de tomada de decisão para uso de professores do ensino fundamental na identificação de Autismo e Deficiência Intelectual. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 106-126. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539

Walter, E. C., & Nunes , D. R. de P. (2020). Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 27-49. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410

Whalon, K., & Cox, S. K. (2020). O papel da teoria da mente e da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista na sala de aula. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 10-26. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

SOARES, F. M. G. C. Autismo: aspectos pedagógicos e sociais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 3–9, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8658196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658196. Acesso em: 6 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)