Banner Portal
Autismo
PDF

Palavras-chave

Autismo
Ensino

Como Citar

SOARES, F. M. G. C. Autismo: aspectos pedagógicos e sociais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 3–9, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8658196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658196. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Neste dossiê os artigos apresentados estão intrinsecamente relacionados com os aspectos que favorecem a inclusão social e acadêmica de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse direcionamento, abordam estratégias que podem promover a comunicação de pessoas sem oralidade, a fala funcional, a interação social em ambientes coletivos, a apropriação de conteúdos acadêmicos/sociais/funcionais, a socialização de modos pedagógicos para o trabalho educacional em agrupamentos produtivos, o uso de tecnologia assistiva com ênfase em Comunicação Alternativa (CA). Contribui assim, para o debate acadêmico-científico acerca do trabalho pedagógico e social com essa população. A temática foca em questões produzidas em contextos investigativos que visam subsidiar a formação docente com vistas ao fortalecimento das práticas educativas inclusivas.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8658196
PDF

Referências

Mansur, O. M. F. de C., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2020). Da detecção de sinais de risco para autismo à intervenção precoce. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 50-67. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655516

Schirmer, C. R. (2020). Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 68-85. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655470

Soares, F. M. G. C., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2020). A mediação pedagógica de professoras de crianças com autismo. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 86-105. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543

Teixeira, M. C. T. V., Carreiro, L. R. R., Seabra, A. G., Silva, L. A. da, Rossi, A. C., Tafla, T. L., Lopes, E. F. D., & Brunoni, D. (2020). Modelo de tomada de decisão para uso de professores do ensino fundamental na identificação de Autismo e Deficiência Intelectual. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 106-126. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655539

Walter, E. C., & Nunes , D. R. de P. (2020). Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 27-49. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410

Whalon, K., & Cox, S. K. (2020). O papel da teoria da mente e da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista na sala de aula. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 10-26. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655487

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.