Banner Portal
Potencialidades da ação docente com o uso de audiovisuais no ensino de química
PDF

Palavras-chave

Audiovisuais
Professor
Ensino de química

Como Citar

SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Potencialidades da ação docente com o uso de audiovisuais no ensino de química. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 504–521, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i2.8660196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660196. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

O uso de obras audiovisuais no ensino-aprendizagem já não é mais uma novidade, tanto que tem crescido o interesse por entender e buscar conhecimento sobre ele. O ensino de Química é uma das áreas em que cresceu o número de investigações e relatos sobre o uso de audiovisual, ainda que muitos ainda careçam de um referencial de pesquisa. Neste trabalho apresentamos uma perspectiva teórica-metodológica de pesquisa sobre o uso de audiovisual no ensino e alguns resultados que tivemos em um estudo seguindo essa perspectiva. Fizemos uma observação da aula de um professor de Química sobre funções orgânicas por meio da temática das drogas com o uso de obras audiovisuais. Metodologicamente identificamos os endereçamentos e os significados preferenciais dos vídeos utilizados, descrevemos as atividades e ações de reendereçamento audiovisual e buscamos as relações entre essas ações do professor e as leituras produzidas pelos estudantes. Os principais resultados apontaram para o uso do reendereçamento pelo professor como forma de conduzir os estudantes aos seus objetivos de ensino. Notamos ainda que embora as ações de reendereçamento tenham um efeito regulador, o estudante na posição de espectador conserva sua autonomia na produção de novos significados.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660196
PDF

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís. Uma volta, volta e meia, vamos dar. In: AGUIAR, Vera Teixeira; CECCANTINI, João Luís (Org.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

BASTOS, Wagner Gonçalves; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de; PASTOR JUNIOR, Américo de Araújo. Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 39-58, jan./abr. 2015.

DISSAT, Elizabeth; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Endereçamento e reendereçamento no uso de um vídeo por uma professora de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n.1, p. 198-220, jan./abr. 2019.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modo de endereçamento: uma coisa de cinema, uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. Nunca fomos humanos: metamorfoses da subjetividade contemporânea. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.

HALL, Stuart. Reflexões sobre o modelo de codificação/decodificção: uma entrevista com Stuart Hall. In: SOVIK, L (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine L. G. Resende et al. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Unesco, 2003, p. 353-386.

REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de; PEREIRA, Marcus Vinícius e VAIRO, Alexandre Cunha. Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.2, p.183-204, 2011.

REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de; SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos; VIEIRA, Renato Campos; PEREIRA, Willian Alves. Convergência entre endereçamento e reendereçamento de vídeos na prática de uma professora no ensino superior de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 624-636, 2019.

SÁ, Fernanda Pires de. The Co-Viewing 2.0: detaching from history and applying in the new media age. Culture, v. 11, p. 55-64, 2015.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. 6. ed. Campinas: Papirus, 1994.

VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de; MELO, Simone Kelli Souza de; ARROIO, Agnaldo; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. O uso de vídeos no ensino de química: análise da temática nas publicações da química nova na escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIÊNCIAS, 9., Girona, 2013. Atas do... Girona: Comunicación, 2013. p.3624-3630

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.