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Potencialidades da ação docente com o uso de audiovisuais no ensino de química
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Palavras-chave

Audiovisuais
Professor
Ensino de química

Como Citar

SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Potencialidades da ação docente com o uso de audiovisuais no ensino de química. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 504–521, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i2.8660196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660196. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O uso de obras audiovisuais no ensino-aprendizagem já não é mais uma novidade, tanto que tem crescido o interesse por entender e buscar conhecimento sobre ele. O ensino de Química é uma das áreas em que cresceu o número de investigações e relatos sobre o uso de audiovisual, ainda que muitos ainda careçam de um referencial de pesquisa. Neste trabalho apresentamos uma perspectiva teórica-metodológica de pesquisa sobre o uso de audiovisual no ensino e alguns resultados que tivemos em um estudo seguindo essa perspectiva. Fizemos uma observação da aula de um professor de Química sobre funções orgânicas por meio da temática das drogas com o uso de obras audiovisuais. Metodologicamente identificamos os endereçamentos e os significados preferenciais dos vídeos utilizados, descrevemos as atividades e ações de reendereçamento audiovisual e buscamos as relações entre essas ações do professor e as leituras produzidas pelos estudantes. Os principais resultados apontaram para o uso do reendereçamento pelo professor como forma de conduzir os estudantes aos seus objetivos de ensino. Notamos ainda que embora as ações de reendereçamento tenham um efeito regulador, o estudante na posição de espectador conserva sua autonomia na produção de novos significados.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660196
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