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Práticas de organização científica na Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975)
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Palavras-chave

Política educacional
Ensino superior
Ciências agrárias

Como Citar

CARNEIRO, Kleber Tüxen; SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da. Práticas de organização científica na Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 564–583, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8661742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8661742. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Trata-se de um artigo cujo teor descreve analiticamente as práticas de organização científicas da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) entre os anos de 1969 e 1975, observando as implicações do contexto de implantação da Lei 5.540/1968, a qual fomenta a reforma do ensino superior brasileiro. Metodologicamente a pesquisa de natureza historiográfica emprega: i) entrevistas (com base em questionários semiestruturado) com dois professores da ESAL partícipes da organização à época; ii) coteja livros de atas relativos ao período histórico do Conselho Departamental e do Conselho Editorial, órgãos de administração educacional da instituição examinada; iii) imagens (fotografias) que traduzam e retratem a Instituição e o seu modus operandi. Em linhas gerais, concluí-se que a ESAL alinhou suas práticas de organização aos ditames da política educacional em curso, ao passo de empreender e difundir uma revista científica e atender um modelo de pós-graduação sob o escopo da formação docente e das demandas relativas à produção científica, sendo esta, portanto, uma narrativa possível para compreender a história da Instituição e da circularidade científica.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8661742
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