Banner Portal
Os sistemas tutores inteligentes e a adaptação do ensino aos perfis de aprendizagem do usuário
PDF

Palavras-chave

Ensino personalizado
Educação personalizada
Tecnologia educacional
Sistema tutor inteligente

Como Citar

LIMA JÚNIOR, Afonso Barbosa de; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os sistemas tutores inteligentes e a adaptação do ensino aos perfis de aprendizagem do usuário. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 618–632, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8663707. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663707. Acesso em: 6 nov. 2024.

Resumo

No Século XXI, cresceu a demanda por ensino e aprendizagem mediados por tecnologia digital, especialmente ajustados aos perfis de aprendizagem de cada pessoa e às habilidades e às competências necessárias nas relações sociais contemporâneas. Assim, considerando que é necessário refletir sobre esse imperativo, este artigo tem o objetivo de descrever o processo de evolução e os requisitos básicos de funcionamento dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Para alcançá-lo, empregou-se o método de pesquisa bibliográfica, tendo como principais bases de dados o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as plataformas do Google Acadêmico e da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). As fontes selecionadas para este estudo foram publicadas entre os anos de 1988 e 2017, nos idiomas português e espanhol, totalizando duas teses, dois capítulos de livros, três artigos, três dissertações e uma monografia. Como resultado, o texto apresenta um conjunto de informações explicitadoras sobre a evolução dos STI, com destaque para a arquitetura e o funcionamento básico desses sistemas informáticos. No final, apresenta-se o conceito de educação personalizada de Hoz (1988) e discute-se sobre seis princípios fundantes, que podem ampliar a capacidade de personalizar o ensino por sistemas tutores inteligentes.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663707
PDF

Referências

GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. 1999. 117 f. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17620/000269142.pdf. Acesso em: 21 dez. 2020.

HOZ, Victor Garcia. Supuestos teoricos. In: HOZ, Victor Garcia. Educacion personalizada. 3. ed. Madrid: Ediciones Rialp, 1988, p. 17-115.

JESUS, Andréia de. Sistema Tutores Inteligentes: uma visão geral. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, [S.L.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reinfo/article/view/140/32. Acesso em: 21 dez. 2017.

MIRANDA, Wesley Rodrigues. Organização e metodologias de Sistemas Tutores Inteligentes para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Anápolis, 2015. 85 p. Monografia – Curso de Sistemas de Informação, Universidade Estadual de Goiás, 2015. Disponível em: http://www.ccet.app.ueg.br/biblioteca/?go=monografia&id=759&a=5&p=1&curso=17. Acesso em: 21 dez. 2020.

MOTA, Ana Victoria Cabrera. Metodología personalizada. Innovación Experiencias Educativas, Granada, n. 16, p. 1-14, mar. 2009. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/00260191492cba2d44366. Acesso em: 02 fev. 2020.

OLIVEIRA, Rodrigo de. Sócrates - Sistema de Ensino-aprendizado inteligente para Internet com adoção dinâmica de estratégias de ensino híbridas usando MBTI®. 2004. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, 2004. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/276423/1/Oliveira_Rodrigode_M.pdf. Acesso em: 19 out 2018.

PICHLER, Endineia. Metodologia de Ensino/ Aprendizagem de Conceitos de Probabilidade e Estatística através de um Sistema Tutor Inteligente. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp054562.pdf. Acesso em: 19 out 2018.

POZZEBON, Eliane. Tutor Inteligente Adaptável Conforme as Preferências do Aprendiz. 2003. 114 f. Dissertação (Metrado em Ciências da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86269/190168.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 out. 2018.

RISSOLI, Vandor Roberto Vilardi. Uma proposta metodológica de acompanhamento personalizado para aprendizagem significativa apoiada por um assistente virtual de ensino inteligente. 2007. 224 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13751 Acesso em: 21 dez. 2020.

RODRIGUES, Lúbia Mara Lopes; CARVALHO, Marcos. STI-I: Sistemas Tutoriais Inteligentes que integram cognição, emoção e motivação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 20-34, mar. 2005. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/55/61. Acesso em: 21 dez. 2020.

VICARI, Rosa Maria; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Fundamentos dos sistemas tutores inteligentes. In: BARONE, Dante Augusto Couto (Org.). Sociedades artificiais: a nova fronteira da inteligência nas máquinas. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. Cap. 7, p. 155-208.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.