Resumo
No Século XXI, cresceu a demanda por ensino e aprendizagem mediados por tecnologia digital, especialmente ajustados aos perfis de aprendizagem de cada pessoa e às habilidades e às competências necessárias nas relações sociais contemporâneas. Assim, considerando que é necessário refletir sobre esse imperativo, este artigo tem o objetivo de descrever o processo de evolução e os requisitos básicos de funcionamento dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Para alcançá-lo, empregou-se o método de pesquisa bibliográfica, tendo como principais bases de dados o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as plataformas do Google Acadêmico e da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). As fontes selecionadas para este estudo foram publicadas entre os anos de 1988 e 2017, nos idiomas português e espanhol, totalizando duas teses, dois capítulos de livros, três artigos, três dissertações e uma monografia. Como resultado, o texto apresenta um conjunto de informações explicitadoras sobre a evolução dos STI, com destaque para a arquitetura e o funcionamento básico desses sistemas informáticos. No final, apresenta-se o conceito de educação personalizada de Hoz (1988) e discute-se sobre seis princípios fundantes, que podem ampliar a capacidade de personalizar o ensino por sistemas tutores inteligentes.
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