Banner Portal
Experimentar literatura na educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Literatura
Educação
Microrrevolução do desejo
Nomadismo

Como Citar

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GONÇALVES, Danilo da Silva. Experimentar literatura na educação : uma estratégia nômade de microrrevolução do desejo?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8664060. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664060. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

As redes políticas têm adensado a semiotização do capital no aparelho estatal escolar. Sob tal contexto, fazem-se necessárias novas estratégias de resistência ao avanço da racionalização neoliberal.  A partir de uma pesquisa realizada com alunas e alunos leitores (COMITÊ DE ÉTICA 8369301019), oportunizados a experimentar a literatura fora do circuito da demanda de formação curricular nas escolas públicas, o objetivo do artigo é mostrar o investimento teórico que concebeu a literatura como experiência de monumento de perceptos, de afectos e blocos de sensações. A hipótese investigativa sustenta que ao se gerar experimentações por meio da máquina de expressão literária, a semiotização dominante escapa ao controle das demandas dos sistemas de formação capitalísticos funcionais. Nesse caso, indica-se a possibilidade de uma insurreição nômade na educação baseada na experiência literária, por sua vez, a potencializar a produção política de microrrevolução do desejo. Para tanto, os pensamentos de Berardi, Deleuze e Guattari são empalmados como condição favorável à análise em tela. Ao cabo, conta-se emergir uma disposição teórica a partir da qual a educação seja experiência de eclodir o desconhecido, a saber, aquilo que está por experimentar

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8664060
PDF

Referências

BÁRCENA, Fernando. El delírio de las palabras. Ensayo para una poética del comienzo. Barcelona: Herder, 2004.

BERARDI, Franco. Asfixia – Capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Ubu, 2020.

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Da semiótica capitalista à estética esquizopolítica: Guattari e o lugar da invenção de si mesmo na microrrevolução do desejo. Prometeus, São Cristóvão, SE, ano 11, n. 26, p. 25-44, jan./abr. 2018.

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira. Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6 n. 3, p. 935-956, set./dez. 2020.

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio Donizete de Oliveira. Des lycéens se constituent em groupe sujet et revienent une confience politique. Le cas des écoles de l’Étata de São Paulo au Brésil. Révue Internationale d’Écucation de Sévres, Tours, v. 72, p. 137-146, set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 20 dez. 2020.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Por uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v1. São Paulo: Editora 34, 2011 a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v2. São Paulo: Editora 34, 2011 b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v3. São Paulo: Editora 34, 2012 a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v4. São Paulo: Editora 34, 2012 b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v5. São Paulo: Editora 34, 2012 c.

DOSSE, François. Deleuze dialoga com a criação. In: Gilles Deleuze & Felix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 354-377.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999 a.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999 b.

GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 2.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

GUATTARI, Félix. Cartographies schizoanalytiques. Paris: Galilée, 1989.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

GUATTARI, Félix. La philosophie est essentielle à l’existence humaine. Paris: L’Aube, 2001.

GUATTARI, Félix. Caosmose, um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2006.

GUATTARI, Félix. Les années d’hiver. Paris: Les Prairies Ordinaires, 2009.

GUATTARI, Félix. Lignes de fuites. Pour un autre monde de possibles. Paris: L’Aube, 2011 a.

GUATTARI, Félix. L’inconscient machinique. Essais de schizo-analyse. Paris: Éditions Recherches, 2011 b.

GUATTARI, Félix. La révolution moléculaire. Paris: Les Prairies ordinaires, 2012.

GUATTARI, Félix. Qu’est-ce l’écosophie? Paris: Lignes/IMEC, 2013.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2020.

JAMES, Henry. The beast in the jungle. In: JAMES, Henry. The beast in the jungle and other stories. New York: Dover Publications, 1993.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem - Educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano. Uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. São Paulo: Liberdade, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.