Banner Portal
Aprendizagem colaborativa e filosofia
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Ensino remoto
Aprendizagem colaborativa
Ensino de filosofia

Como Citar

SILVA , Cirlande Cabral da; SENA, Erika Viana de. Aprendizagem colaborativa e filosofia: o contexto da pandemia em um Instituto Federal. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8665595. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665595. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

No período de suspensão de aulas presenciais devido ao isolamento social promovido pela pandemia da COVID-19, as aulas passaram a ser realizadas de maneira remota praticamente em todo o Brasil. O objetivo desse estudo foi desenvolver uma estratégia de ensino eficiente no contexto de isolamento peculiar do IFPA-Campus Óbidos, situada na Calha Norte do Rio Amazonas, região em que não há infraestrutura suficiente de Internet. Para tanto, foi realizada na execução da disciplina Filosofia, uma estratégia de ensino com ferramentas acessíveis, minimizando os momentos síncronos (GMeet) e priorizando os momentos assíncronos (estudo dirigido e fórum online adaptado no WhatsApp). Foi desenvolvido um formato de aprendizagem colaborativa pautado na interação entre os alunos e adotado um formato de avaliação qualitativa que abrangesse o formato de ensino proposto. Através da observação e registro das interações ocorridas durante as aulas, foi possível refletir sobre as necessidades de adaptação das ferramentas disponíveis para o ensino remoto e gerar dados para consolidar a execução de aulas de maneira adequada à realidade local durante o período de aulas não presenciais. Constatamos que a aprendizagem colaborativa aliada à avaliação qualitativa promove um ambiente de interação adequado aos propósitos desse formato adaptado ao ensino remoto. O resultado foi a construção de conhecimento de maneira socializada, a redução da evasão escolar e o desenvolvimento do sentido de cooperação entre estudantes. Pudemos, afinal, perceber que aprender de maneira colaborativa engrandece a todos os envolvidos.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665595
PDF

Referências

CADOGAN, Bárbara Terezinha Balbino; LEITE, Maira Gabriela de Lima Martins; REZENDE, Liliane Anastácio. Aprendizagem colaborativa no ensino remoto emergencial: Experiências do projeto de extensão Matemática sem barreiras. SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2020. Anais do III SENPE... Chapecó: UFFS, 2020. v. 3, n. 1. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14778 Acesso em: 27 fev. 2021.

KRAG, Márcia Nágem; SANTANA, Antonio Cordeiro; MARTINS, Cyntia Meireles; VALE, Rodrigo Silva do. Análise sistêmica do arranjo produtivo local da castanha-do-brasil na região da Calha Norte, Pará. Ver. Cienc. Agrar., v.59, n.3, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/rca.2202 Acesso em: 08 abr. 2021.

LEITE, Cristiane Luiza Kob; PASSOS, Marileni Ortencio de Abreu; TORRES, Patrícia Lupion; ALCÂNTARA, Paulo Roberto. 2005. A aprendizagem colaborativa na educação à distância on-line. Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/iga502/Material_aulas/Aprendizagem%20colaborativa%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia.pdf Acesso em: 08 abr. 2021.

OLIVEIRA, Gerson Pastre. 2004. O fórum em um ambiente de aprendizado colaborativo. Disponível em: http://www4.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo3.pdf Acesso em: 08 abr. 2021.

TORRES, Patrícia Lupion; ALCÂNTARA, Paulo Roberto; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Grupos de consenso: Uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.13, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/7052 Acesso em: 08 abr. 2021.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: Teoria e Prática. Disponível em: https://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_03_Aprendizagem-colaborativa.pdf Acesso em: 08 abr. 2021. Também Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271136311_Aprendizagem_colaborativa_teoria_e_pratica/link/54be9ede0cf2f6bf4e03824b/download Acesso em: 10 abr. 2021.

UCHÔA, Kátia Cilene Amaral; UCHÔA, Joaquim Quinteiro. Uma análise sobre avaliação colaborativa em fóruns de discussão. Novas Tecnologias da Educação, v. 10, n. 3, CINTED-UFRGS 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/36376 Acesso em: 08 abr. 2021.

UGULINO, Wallace; MARQUES, Aline de Miranda; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Avaliação colaborativa: um estudo com a ferramenta Moodle Workshop. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 20., 2009. Anais do...Florianópolis, 2009. ISSN: 2176-4301. Disponível em: https://www.academia.edu/1182475/Avalia%C3%A7%C3%A3o_Colaborativa_um_estudo_com_a_Ferramenta_Moodle_Worshop . Acesso em: 08 abr. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.