Banner Portal
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Constituição docente

Como Citar

SPOLAOR, Gabriel da Costa; BONFIETTI, Priscila Errerias; CIBIM, Julia Pichi; PRODÓCIMO, Elaine. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8665657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665657. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir coletivamente sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, esta narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como, seu esforço conjunto e solidário para construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaR.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665657
PDF

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 2.ed. São Carlos: Pedro e João, 2010.

BOSSLE, Fabiano. Nosso "Inédito Viável": professor de Educação Física intelectual transformador. In: Daniel Teixeira Maldonado; Valdilene Aline Nogueira ; Uirá de Siqueira Farias. (org.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira. Curitiba: CRV, v. 34, p. 19-34, 2018.

BUBNOVA, Tatiana; BARONAS, Roberto Leiser; TONELLI, Fernanda. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Bakhtiniana, Revista de estudos do discurso, v.6, n.1, p.268-280, 2011.

CERICATO, Itale Luciane; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Concepções teóricas e a prática do professor. Psicologia e educação, São Paulo, n. 27 dez., p. 101-113, 2008.

FREIRE, N. Palavra aberta – o Legado da obra de Paulo Freire para a Educação global contra-hegemônica. Educação em revista, Belo Horizonte , v. 35, e218004, 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 36.ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57.ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

HELENE, Otaviano; MARIANO, Leandro. Educação e desigualdade na distribuição de rendas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, e223485, 2020.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SERODIO, Liana Arrais; PROENÇA, Heloisa Helena Dias Martins; RODRIGUES, Nara Caetano. (org.) Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João, 2015.

PRODÓCIMO, Elaine; SPOLAOR, Gabriel da Costa; SO, Marcos Roberto. O pensamento de Paulo Freire e ações pedagógicas no cotidiano da Educação Física escolar no Brasil: apropriações reflexivas. In: SOUZA, Claudio Aparecido; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (org.). Educação Física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, v. 38, p. 67-84, 2019.

SÁ CHAVES, Idália; AMARAL, Maria João. Supervisão reflexiva: a passagem do eu solitário ao eu solidário. In: ALARCÃO, Isabel. (org.). Escola Reflexiva e Supervisão. Porto: Porto Editora, p. 79-85, 2000.

SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Escrita-evento na radicalidade da pesquisa narrativa. Educação em revista., Belo Horizonte, v. 33, 150044, 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.