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O uso do geogebra na resolução e interpretação gráfica de sequências numéricas em um contexto olímpico
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Geogebra
Progressões
Problemas olímpicos

Como Citar

FERREIRA, A. D.; AZEVEDO, I. F. de; ALVES, F. R. V.; SANTOS, M. J. C. dos. O uso do geogebra na resolução e interpretação gráfica de sequências numéricas em um contexto olímpico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023027, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666053. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666053. Acesso em: 28 nov. 2023.

Resumo

A pandemia de COVID-19 causou uma grande mudança no sistema educacional mundial e as aulas deixaram de ser presenciais e passaram a ser remotas. Nesse contexto foi preciso recorrer a recursos tecnológicos possíveis. Assim, o objetivo deste artigo foi apresentar o software GeoGebra como um recurso pedagógico para a interpretação gráfica das progressões aritméticas e geométricas. A pesquisa foi realizada a partir de um experimento com estudantes de duas turmas de ensino médio subsidiada pela Metodologia Engenharia Didática, de acordo com suas quatro fases: análises preliminares, análises a priori, experimentação e análises a posteriori e validação. Observou-se uma dificuldade em compreender os conceitos básicos das sequências e das operações relativas aos cálculos matemáticos e que a mediação do professor pesquisador teve papel fundamental para o desenvolvimento da resolução do Problema Olímpico (PO). Constatou-se também que os estudantes aprovaram o uso do GeoGebra e que este contribuiu de forma significativa para a compreensão do conteúdo. Considerou-se que o uso do software abre possibilidades para uma melhor interação entre os sujeitos, além de facilitar a compreensão geométrica do conteúdo trabalhado.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666053
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Referências

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