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Contribuições do enfoque das capacidades de Martha Nussbaum para a educação contemporânea
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Enfoque das capacidades
Educação
Desenvolvimento humano
Martha Nussbaum

Como Citar

TREVISOL, Marcio Giusti; CENTENARO, Júnor Bufon. Contribuições do enfoque das capacidades de Martha Nussbaum para a educação contemporânea . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023028, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666114. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666114. Acesso em: 24 jul. 2024.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir algumas contribuições do Enfoque das Capacidades proposto pela filósofa norte americana Martha Nussbaum para a educação contemporânea. Compreende-se que a fundamentação filosófica e normativa do referido enfoque, que tem como base um conceito de dignidade humana amparado numa concepção de justiça social básica apresenta desafios pertinentes para o campo educacional diante da necessidade de estabelecer esforços para que o desenvolvimento seja humano e não somente econômico. As conclusões do ensaio afirmam três contribuições principais: i) que a educação seja pensada com metas e objetivos plurais, que possam interagir com as múltiplas capacidades centrais; ii) educação como espaço de desenvolvimento da razão prática, em que os sujeitos tenham à disposição condições de assumir o controle de suas próprias vidas, com autonomia, pensamento crítico e imaginação; e iii), a educação e sua função social, que para além do desenvolvimento individual dos sujeitos, precisa promover a justiça social, a partir da cidadania universal.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666114
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