Banner Portal
Práticas pedagógicas com robótica educacional nos anos iniciais
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Robótica pedagógica
Informática e educação
Prática pedagógica
Ensino fundamental

Como Citar

KAMINSKI, Márcia Regina; BOSCARIOLI, Clodis. Práticas pedagógicas com robótica educacional nos anos iniciais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023031 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666385. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666385. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Atividades de Robótica nos ambientes escolares têm sido alvo de discussão e investigação no âmbito das tecnologias digitais na educação. Todavia, são poucos os contextos que conseguiram implementar essas atividades como parte de seus Projetos Políticos Pedagógicos, de modo a desenvolvê-las sob uma perspectiva de progressão e continuidade dos conceitos, sendo a maior parte dos artigos publicados, experiências pontuais e trabalhos de curta duração. Nesse sentido, este artigo descreve resultados de um estudo de caso realizado em uma escola pública que atende estudantes do Ensino Fundamental I, pioneira na sua rede de ensino a implementar a Robótica Educacional. O estudo de caso realizado teve por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas com Robótica Educacional e indicar caminhos e possibilidades para a implementação dessas atividades. As práticas iniciadas em 2015, continuam em andamento na perspectiva de desenvolvimento de criatividade, autonomia e habilidades socioemocionais, e têm servido como referência para a implementação da Robótica em outras unidades de ensino. Os resultados apontam que é possível realizar um trabalho investigativo e colaborativo na perspectiva de progressão dos conceitos de mecânica, eletrônica e programação, no qual o estudante é o protagonista.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666385
PDF

Referências

ALMEIDA NETO, Carlos Alves de Almeida. O uso da robótica educativa e o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Juazeiro do Norte, CE, 2014. Disponível em: encurtador.com.br/kpI78. Acesso em 01 abr. 2022.

ANDI.CO. Bluetooth RCControl. 2012. Disponível em: http://andi.co/defaultsite. Acesso em: 12 abr. 2022.

BRASIL. República Federativa do Brasil. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Brasília, DF, Diário Oficial da União, jan. 2010. Disponível em: encurtador.com.br/ipEJ2. Acesso em: 12 abr. 2022.

BRASIL. República Federativa do Brasil. Manual operacional de educação integral. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/kHIO7. Acesso em: 12 abr. 2022.

BRASIL. República Federativa do Brasil. Portaria normativa interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007: Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Distrito Federal: Diário Ofical da União, 26 abr. 2007. Seção 1, p. 5-6. Disponível em: encurtador.com.br/xHKU8. Acesso em: 13 abr. 2022.

CÉSAR, Danilo Rodrigues. Potencialidades e limites da robótica pedagógica livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16044. Acesso em: 13 abr. 2022.

COSTA, Douglas Sulis da. Programando o AttoBox com o Ardublock. (Santa Catarina). Dual System - Atto Educacional. São José: Dual System, 35 p. 2014.

COUDOIN, Bruno. GCompris. 2000. Disponível em: https://www.gcompris.net/index-pt_BR.html. Acesso em: 13 abr. 2022.

DUAL SYSTEM (Santa Catarina). Atto - um recurso, infinitas soluções: Matemática 1º ao 5º ano. São José: Dual System, ©2018. 133 p.

FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; BRITO, Everton da Silva; COSTA, Felipe Jhonanta Ferreira da, DINIZ, Igo Joventino Dantas, BURLAMAQUI, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva, BURLAMAQUI, Aquiles Medeiros Filgueira. GEORobótica - uma proposta lúdica interdisciplinar para ensino de geografia no ensino médio: um relato de experiência da robótica educacional com alunos de escola pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Anais do... Brasília, DF, p. 168, nov. 2019. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8503/6076. Acesso em: 13 abr. 2022.

FERNANDES, Manasses; SANTOS, Camila dos; SOUZA, Edmar de; FONSECA, Marcos Guimarães. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Anais do..., Fortaleza, CE, p. 315, out. 2018. Disponível em: encurtador.com.br/uxKQ3. Acesso em: 13 abr. 2022.

MACHADO, Jordano Nunes. Programação e robótica no ensino fundamental: aplicação no estudo de cinemática a partir de uma UEPS. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, 2016. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/1141. Acesso em: 13 abr. 2022.

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY(Org). Scratch. 2007. Disponível em: https://scratch.mit.edu/ . Acesso em: 11 abr. 2022.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em: encurtador.com.br/zFR02. Acesso em: 09 abr. 2022.

PERRENOUD, Phillipe. Introdução. In: Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Artmed: Porto Alegre, 1999.

SANTOS, Icleia; MEDEIROS, Luciano Frontino de. Robótica com materiais recicláveis e a aprendizagem significativa no ensino da matemática: estudo experimental no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Anais do..., Recife, PE, p. 275, out. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/fnEL8. Acesso em: 13 abr. 2022.

SILVA, Alzira Ferreira da. RoboEduc: Uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2009. Disponível em: 09 abr. 2022.

SILVA, Maria Aparecida de Faria da; OLIVEIRA, Márcia. A robótica educacional na perspectiva das metodologias ativas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Anais do... Brasília, DF, p. 1289, nov. 2019. Disponível em: encurtador.com.br/dhzFJ. Acesso em: 13 abr. 2022.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZILLI, Silvana do Rocio. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catariana - Florianópolis, SC, 2004. Disponível em: encurtador.com.br/dhikU. Acesso em: 09 abr. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.