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IA na educação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação
Inteligência artificial
Letramentos
Dados
Cultura digital

Como Citar

GONSALES , Priscila; KAUFMAN, Dora. IA na educação: da programação à alfabetização em dados. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023032 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666522. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666522. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

O artigo analisa a evolução da inter-relação entre educação e tecnologia, a partir da compreensão do atual desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e do fenômeno big data. No Brasil, a história da educação com tecnologia está bastante relacionada à busca de um protagonismo do estudante, na qual o "aprender a programar" surge como principal símbolo de pró-atividade e fomento à postura criativa. "Aprender a programar" tornou-se praticamente meta na maioria dos projetos integrativos com tecnologia, baseados na lógica de programação que detém o controle do processo de execução algorítmica. As novas aplicações da IA a partir de 2012, mais precisamente a técnica de redes neurais profundas (deep learning), alteraram a lógica dos algoritmos deslocando o ponto focal dos códigos "programados" para o modelo automatizado que identifica padrões a partir dos dados. Cenário ainda pouco familiar à maioria dos educadores e gestores da educação, conecta-se o conceito de alfabetização midiática e informacional. O uso da IA na educação não pode nem deve ser determinado pelo caráter utilitário, mas sim fomentar oportunidades de formação para a vida cidadã contemporânea.

 

 

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666522
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