Resumo
O presente estudo tem por finalidade analisar o desenvolvimento de um projeto transdisciplinar, realizado de forma remota, em função da pandemia desencadeada pela Covid-19, no qual foi empregada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP). Esta proposta objetivou a elaboração de um site com o planejamento de uma viagem para um local pré-definido com estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Porto Alegre. Como fundamentação teórica aborda-se a ABP na perspectiva de Bender (2014). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo que os fenômenos foram estudados em seu contexto. Os dados foram coletados a partir da análise dos sites construídos pelos estudantes e de um questionário aplicado no final do projeto. Ressalta-se, também, que foram apresentados alguns dados quantitativos de modo a complementar as informações coletadas. Na construção dos sites os discentes desenvolveram habilidades referentes à procura de informações na rede WWW (World Wide Web), à escrita sobre os elementos encontrados, à busca e edição de imagens, tomada de decisões frente às questões financeiras e organizacionais de itinerários, constituindo-se, assim, um espaço de aprendizagem e de trabalho colaborativo. Agrega-se a este cenário, o aprimoramento de habilidades relacionadas às questões históricas e culturais sobre os locais visitados e à compreensão quanto à flutuação da cotação de moedas estrangeiras em relação ao Real.
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