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Política educacional e gentrificação escolar
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Gentrificação escolar
Ensino Integral
Geografia da Educação

Como Citar

GIROTTO, Eduardo Donizeti; OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. Política educacional e gentrificação escolar: estudo de caso sobre o programa ensino integral na cidade de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023037, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666691. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666691. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

O artigo analisa a pertinência do uso do conceito de gentrificação escolar na análise dos impactos do Programa Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo. Para tanto, realizamos estudo de caso com 18 unidades escolares que aderiram ao Programa entre os anos de 2012 e 2019. Na análise, verificamos se houve mudança no perfil socioeconômico e étnico-racial dos estudantes matriculados nas unidades após a adesão ao Programa, considerando duas variáveis: número de estudantes autodeclarados negros e que recebiam Bolsa Família. Os dados indicam que em 88% das escolas ocorreu diminuição dos estudantes negros e em 77,7% houve queda dos que recebiam Bolsa Família, forte indicativo da existência de gentrificação escolar induzida pelo Programa. Estes primeiros resultados indicam a necessidade da constituição de uma agenda de pesquisa a partir do tema da gentrificação escolar, considerando o contexto da política educacional brasileira e tensionando com as evidências produzidas no âmbito internacional.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666691
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