Banner Portal
Política educacional e gentrificação escolar
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Gentrificação escolar
Ensino Integral
Geografia da Educação

Como Citar

GIROTTO, Eduardo Donizeti; OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. Política educacional e gentrificação escolar: estudo de caso sobre o programa ensino integral na cidade de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023037, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8666691. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8666691. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

O artigo analisa a pertinência do uso do conceito de gentrificação escolar na análise dos impactos do Programa Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo. Para tanto, realizamos estudo de caso com 18 unidades escolares que aderiram ao Programa entre os anos de 2012 e 2019. Na análise, verificamos se houve mudança no perfil socioeconômico e étnico-racial dos estudantes matriculados nas unidades após a adesão ao Programa, considerando duas variáveis: número de estudantes autodeclarados negros e que recebiam Bolsa Família. Os dados indicam que em 88% das escolas ocorreu diminuição dos estudantes negros e em 77,7% houve queda dos que recebiam Bolsa Família, forte indicativo da existência de gentrificação escolar induzida pelo Programa. Estes primeiros resultados indicam a necessidade da constituição de uma agenda de pesquisa a partir do tema da gentrificação escolar, considerando o contexto da política educacional brasileira e tensionando com as evidências produzidas no âmbito internacional.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666691
PDF

Referências

ALCÂNTARA, M. F. Gentrificação e “hipsterização”: um estudo sobre a Vila Buarque (São Paulo, Brasil). Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, v.2, n.6, p. 31-48, nov. 2018.

BATALLER, M. A. S. O estudo da gentrificação. Revista Continentes (UFRRJ), ano 1, n. 1, 2012.

CÁSSIO, Fernando. L; GIROTTO, Eduardo D. A desigualdade é a meta: implicações socioespaciais do Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 26, n. 109, set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3499

DESENA, J. N. & ANSALONE, G. Gentrification, scholing and social inequality. Educational Research Quartely, 2009.

FODRA, S. M. & NOGUEIRA, M. E. C. O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral Revista @mbienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo. Vol. 10 - nº 2 , jul/ dez, p. 251-61 2017.

FREIDUS, A. “A Great School Benefits Us All”: Advantaged parents and the gentrification of an urban public school. Urban Education, v. 54, n.8, p. 1121-1148, 2019.

GEVEHR, D. L.; BERTI, F. Gentrificação: uma discussão conceitual. Políticas Públicas & Cidades, v.5, n.1, jul. 2017.

GIROTTO, Eduardo D.; OLIVEIRA, João Victor P.; GRATON, Bruna B. Geografia, política educacional e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018). Giramundo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 23-38, jul./dez. 2019.

GLASS, R. Introduction to London: aspects of change. London: Centre for Urban Studies, 1964.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2006.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. 5.ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2014.

HARVEY, D. Espaços de esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2011. Brasília: MEC, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2012. Brasília: MEC, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2013. Brasília: MEC, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2014. Brasília: MEC, 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2015. Brasília: MEC, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2016. Brasília: MEC, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2017. Brasília: MEC, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2018. Brasília: MEC, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar - 2019. Brasília: MEC, 2019.

JORDAN, R. & GALLAGHER, M. Does school choice affect gentrification? Washington, DC: Urban Institute, 2015.

LEY, D. Liberal ideology and the postindustrial city. In: Annals of the Association of American Geographers, v. 70, n. 2, p. 238-258, 1980.

LEY, D. Gentrification and the politics of the new middle class. In: Environment and Planning Development: Society and Space, v. 12, n. 1, p. 53-74, 1994.

NOVAES, P. R. Favelas e gentrificação: possibilidades analíticas para explicar as transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro. Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, v.2, n.6, p. 49-65, nov. 2018.

OLIVEIRA, João Victor P. Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 - 2019) na cidade de São Paulo. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2020.

PERMAN II, F. A. & SWAIN, W. A. School choice, gentrification, and the variable significance of racial stratification in urban neighborhoods. Sociology of Education, v. 90, n.3, p. 213-235, 2017.

POSEY-MADDOX, L., KIMELBERG, S. M., & CUCCHIARA, M. Gentrification goes to school: a three-city examination of middle-class investment in urban public schools. American Sociological Association, 2012.

REINA, M. L., COMARÚ, F. A. Dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas no centro de São Paulo: uma discussão sobre gentrificação na Mooca. Cad. Metrop., São Paulo, v. 17, n. 34, p. 419-440, 2015.

RIBEIRO, T. F. Gentrificação: aspectos conceituais e práticos de sua verificação no Brasil. Revista de Direito da Cidade, v.10, n.3, p. 1334-1356, 2018. ISSN 2317-7721.

SAKATA, F. G.; MEDEIROS, W. GONÇALVES, F. M. Gentrificação verde em Goiânia: o papel dos parques brasileiros do século XXI nas transformações urbanas. Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, v.2, n.6, p. 137-149, nov. 2018.

SMITH, N. Toward a theory of gentrification: a back to the city movement by capital, not People. Journal of the American Planning Association, v. 45, n. 4, p. 538-548, 1979.

SMITH, N. The new urban frontier: gentrification and the revanchist city. Londres, Routledge, 1996.

SMITH, N. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 21, pp. 15 - 31, 2007.

SMITH, N. Geografía, diferencia y las políticas de escala. Terra Livre, São Paulo, ano 18, n. 19, p. 127-146. jul./dez. 2002.

SIGNORI, Z. M. M.; MELO, A. Trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno: uma análise da relação do tempo de trabalho com o tempo da educação. ORG & DEMO, Marília, v. 15, n. 2, p. 65-82, jul./dez., 2014.

SOUZA, S. K. L.; OLIVEIRA, R. L. P. de; LOPES, V. V. Ensino médio noturno: democratização e diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (TCE-SP). Relatório de fiscalização de natureza operacional sobre os modelos de educação em período integral existentes na Rede Pública Estadual de Ensino. São Paulo: TCE-SP, 2016.

VIANA, G. D. dos S. Processos de gentrificação em São Paulo: estudo no Conjunto Habitacional Butantã fase 2. Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, v.2, n.6, p. 85-103, nov.2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.