Resumo
O Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política.
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