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O rompimento da barragem de Brumadinho/MG na mídia jornalística
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação Ambiental
Estudos Culturais
Tragédia ambiental
Barragem de Brumadinho
Mídia jornalística

Como Citar

MUTZ, Andresa da Costa; HENNING, Paula Corrêa. O rompimento da barragem de Brumadinho/MG na mídia jornalística: potência para pensar o refugo na modernidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023041, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667155. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667155. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa em etapa de conclusão que tem como objetivo mapear as enunciações acerca da natureza no jornal impresso Zero Hora/RS. Faz-se esse exercício para pensar os modos como podemos acionar problematizações a respeito da educação ambiental em nossas práticas docentes. Destaca-se as disputas discursivas em torno do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho/ MG) ocorrido em 25 de janeiro de 2019. Selecionou-se 6 edições da publicação como material empírico. O referencial teórico e metodológico está sustentado pela Análise Cultural ancorada nos Estudos Culturais. Os resultados da investigação enunciam as problemáticas ambientais em um país que não aprende com as experiências de outras tragédias do passado e a tragédia humana decorrente da catástrofe ambiental. Analisa-se tais enunciações articulando os conceitos de Catástrofe Ambiental, proposto por Meira-Cartea (2005) e Sociedade de Risco, apresentado por Beck (2011) para refletir sobre o papel do Refugo na Modernidade, conforme Bauman (2005).

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667155
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Referências

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