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Educação, gênero e deficiência
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação
Gênero
Deficiência

Como Citar

SILVA, Samara Louise da Cunha; FERREIRA, Raíssa Matos; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Educação, gênero e deficiência: o estado da arte de dissertações e teses brasileiras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023042, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667251. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667251. Acesso em: 4 jul. 2024.

Resumo

Devido ao cenário atual brasileiro, questões relacionadas a gênero e deficiência são negligenciadas e pouco discutidas, resultando num reforço às desigualdades sociais que atravessam gerações. Ao refletirmos sobre a educação de mulheres com deficiência, logo nos deparamos com silenciamentos e apagamentos que afetam diretamente suas vivências. Este artigo teve como objetivo analisar o estado da arte de dissertações e teses sobre as temáticas educação, gênero e deficiência. Para tanto, utilizamos as plataformas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para identificarmos as produções acadêmicas. Ressaltamos que foram analisadas cinco produções, sendo três teses e duas dissertações. Quanto aos resultados, percebemos uma fragilidade acerca da base teórica no processo de análise dos dados das produções, sob a alegação de que estas foram alicerçadas à luz dos estudos teóricos de autores que refletem sobre a temática de gênero. Concluímos que ainda se faz necessária a produção de mais estudos que abordem as diversas questões de gênero e deficiência no âmbito educacional.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667251
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