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O uso do Instagram como ferramenta de ensino e aprendizagem
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Ensino a distância
Educação informal
Aprendizagem cooperativa
Lista de discussão
Perfis dos usuários

Como Citar

MOREIRA , Thais Caldas Paiva; SANTOS, Renato Trevizano dos; SANTOS, Djacinto Monteiro dos; SOEIRA, Marcelo Rezende Calça; VIEIRA, Jacques Felipe Iatchuk; FARIAS , Cléver Ricardo Guareis de. O uso do Instagram como ferramenta de ensino e aprendizagem: um estudo de caso. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023076, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667384. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667384. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo explorar a efetividade do uso de uma rede social como recurso de ensino-aprendizagem complementar ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) institucional, tradicionalmente empregado em cursos de diversos níveis na modalidade Ensino à Distância. Para isso, foi realizado um estudo de caso com duas disciplinas de graduação oferecidas pela Universidade ZZZZ: Cálculo I e Teoria da Literatura. O estudo de caso partiu da criação e gerenciamento de um perfil na rede social Instagram para cada uma dessas disciplinas durante todo o seu período de oferecimento no primeiro bimestre de 2021. Nesse período, foram coletados dados quantitativos e qualitativos a respeito do uso realizado pelos estudantes. Os resultados obtidos evidenciam aceitação e entusiasmo dos estudantes em relação à rede social como ferramenta de apoio complementar de baixa complexidade de utilização, bem como indicam similaridade nos níveis de engajamento dos alunos das duas disciplinas. Esses resultados permitem vislumbrar novas possibilidades de interação orgânica dos estudantes com os conteúdos formalmente expostos no ambiente virtual de aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667384
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