Banner Portal
Relatos digitais
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Ensino
Remoto
Pandemia
Covid-19
Facebook

Como Citar

MENDES, Luis Augusto de Carvalho; GANDINI, Davi Ricardo Rodrigues de Almeida; MENDES, Patrícia Monteiro Cruz; FONSECA, Aline Arruda Rodrigues da. Relatos digitais: vivências do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023056, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667649. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667649. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar as experiências dos usuários do Facebook com o ensino remoto durante a Covid-19. Para isso, foram analisados 815 comentários selecionados de uma postagem de cunho jornalístico do G1, que informou os critérios do MEC para o ensino durante a pandemia. O método seguiu o procedimento documental e as análises textuais computadorizadas realizadas com o Iramuteq. Os resultados apresentaram quatro categorias temáticas: Tecnologias, Famílias, Saúde e Presencial/Remoto, revelando que os impactos estavam na falta de estruturas tecnológicas e no ambiente familiar, com comparação entre os modelos de ensino e o retorno presencial condicionado a estratégias de saúde pública.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667649
PDF

Referências

ASSUNÇÃO-LUIZ, Alan Vinicius et al. Impacto da Covid-19 em alunos de Pós-graduação. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 538-554, 24 jun. 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60117

BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. Rev. Bras. Crescimento Desenvolv. Hum., 2020. DOI http://orcid.org/0000-0002-8604-587X

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Brasília, 2020.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, 21(2), 513-518. 2013. DOI: 10.9788/TP2013.2-16

CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude. Pesquisa juventudes e a pandemia do coronavírus. Conjuve; Rede Conhecimento Social; Fundação Roberto Marinho; Mapa Educação; Porvir; Visão Mundial; UNESCO, 2020. Disponível em: https://www.juventudeseapandemia.com/. Acesso em 20 jul 2021.

DESLANDES, Suely Ferreira; COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-2486, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020

FERIGATO, Sabrina Helena; TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues; FRAGELLI, Maria Claudia Bullio. A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24738

FERNANDES, Sheyla et al. Facebook e pandemia da COVID-19: Um estudo sobre o compartilhamento de crenças online. New Trends in Qualitative Research, v. 8, pp. 78–87. (2021). DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.78-87

FERREIRA, Líllian Franciele et al. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761

FERREIRA, Lucas Pazoline et al. Autopercepção das competências digitais pelos professores da educação básica sergipana durante o ensino remoto. Scientia Plena Jovem, v. 8, n. 1, 2021.

GODOI, Marcos et al. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8734

GOMES, Ana Lúcia. Impressões sobre o ensinar e o aprender em tempos de pandemia de COVID-19. Ensino em Re-Vista, v. 28, p. 1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-14

KUBOTA, Luis Claudio. Levantamento das recomendações para a volta às aulas em tempos da Covid-19. Repositório do Conhecimento do Ipea, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ntdiset74

MELO, Karine. Covid-19: saiba a diferença entre quarentena e isolamento. Agência Brasil, Brasília, 18/03/2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento . Acesso em 25 jul 2021.

PEREIRA, Ingrid D’avilla Freire et al. Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19 [Livro Digital] São Paulo: Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, 2020. Disponível em: http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/bitstream/123456789/583/1/ manual_reabertura.pdf. Acesso em: 30 jul 2021.

PINHEIRO, Marcus Túlio de Freitas; CRAVO, Regiani Coser; SILVA, Renata Cardoso. Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional. Interfaces da Educação, v. 11, n. 33, p. 564-580, 2020.

RATINAUD, Pierre. Iramuteq: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. 2020. Disponível em http://www.iramuteq.org. Acesso em 08 jul. 2021.

RECUERO, Raquel; BASTOS, Marco; ZAGO, Zago. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RODRIGUES, Carolina Rabelo; CORREIA, Inês Marques; MARTINS, Isabel Catarina. A escola em nossa casa: o envolvimento parental no ensino a distância. Gestão e Desenvolvimento, n. 29, p. 357-379, 18 maio, 2021. DOI: https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10037

SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix dos; SILVA, Maria Elaine da; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 237-243, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100013

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

SILVA, Flávia Cristina dos Santos; PEIXOTO, Gilmara Teixeira Barcelos. Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9023

STEVANIM, Luiz Felipe. Uma vacina para a humanidade: da expectativa à realidade, os esforços para se chegar a uma vacina contra Covid-19 acessível à população. RADIS: Comunicação e Saúde, n.216, p.12-21, set. 2020.

TUNES, Elizabeth; PRESTES, Zoia. A criança pré-escolar e o ensino remoto. In: Insfran, Fernanda Fochi Nogueira et al. (Org.) Fraturas expostas pela pandemia: escritos e experiências em educação. Campos dos Goytacazes (RJ): Encontrografia, pp. 62-71, 2020.

VAZQUEZ, Daniel Arias et al. Vida sem Escola e a saúde mental dos estudantes de escolas públicas durante a pandemia de Covid-19. Scielo Preprints, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2329

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.