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Políticas de formação de professores em Angola
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Políticas educacionais
Formação de professores
Profissão docente

Como Citar

BRÁS, Chocolate Adão; SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Políticas de formação de professores em Angola: trajetória e desafios. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023053, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8671233. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671233. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as políticas desenvolvidas pelo Ministério de Educação de Angola para a formação de professores desde a promulgação da Constituição da República, em 2010, até a aprovação do Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores da Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, em 2020. Elege como objetivo a análise da trajetória da política educacional de formação de professores em Angola no período anunciado, com vistas a identificar seus desdobramentos no campo da prescrição normativa. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida a partir do levantamento e análise do Estatuto do Subsistema de Formação de Professores (2011), da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (2016) e do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (2018), culminando com o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, editado em 2020. O estudo pretende contribuir para a identificação da trajetória das políticas de formação de professores em Angola, visando apontar os desafios que se apresentam no plano da implementação.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8671233
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Referências

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