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Programas de mentoria da UFSCar
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Formação de professores
Programa de indução
Mentoria
Educação básica

Como Citar

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; MARINI, Carolina; BARROS, Bruna Cury de. Programas de mentoria da UFSCar: bases teórico-metodológicas, características e contribuições . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023051, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8671273. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671273. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

No Brasil, fatores políticos têm se mostrado relacionados às históricas desigualdades educacionais, incluindo o acesso, permanência e qualidade dos processos de ensino-aprendizagem voltados para os estudantes e seus professores. Essas condições demandam a elaboração e aplicação de políticas com foco no professor e o seu desenvolvimento profissional, entre outras. Para o sucesso dessas iniciativas, defende-se a importância de ações formativas informadas, contundentes, sistemáticas e contínuas na qualificação educacional dos professores, na sua formação inicial e ao longo da carreira, em especial em seu início. Reconhece-se a relevância do apoio para que estes profissionais se socializem na cultura da escola, realizem o que se espera deles e possam lidar com as dificuldades típicas desta atividade profissional. Neste artigo, inspirando-se nas sínteses de evidências qualitativas, analisam-se as contribuições de quatro ofertas de programas de mentoria para a aprendizagem profissional de professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de Educação Física tendo como foco o ensino. Para tanto, foram sistematizados os resultados de cinco dissertações e sete teses sobre os programas de mentoria realizados na [nome da instituição omitido para avaliação]. Destacam-se aspectos relacionados às bases teórico metodológicas, princípios, características, resultados dessas iniciativas e que podem subsidiar políticas públicas de indução docente. Cada programa apresenta especificidades, tais como assistência a professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino, características dos mentores, usos da Internet e ferramentas virtuais. A partir dos resultados problematiza-se, então, aspectos relacionados com a proposição e desenvolvimento de políticas de indução de professores iniciantes no contexto brasileiro.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8671273
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