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Formação estética na Educação Infantil como ato político
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação infantil
Formação estética
Políticas públicas
Formação de professores

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Franciane Bezerra; ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de. Formação estética na Educação Infantil como ato político. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023065, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8672804. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672804. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

O artigo tem por objetivos caracterizar fundamentos das vivências que potencializam a formação estética da criança pequena e refletir acerca de suas contribuições para a construção de sentidos e de propostas políticos na educação infantil. A discussão é feita a partir de dados obtidos em uma pesquisa qualitativa, pautada no método do estudo de caso e inspirada nos estudos de metodologia de pesquisas com crianças, a qual foi desenvolvida com um grupo de meninas e meninos de cinco anos de uma instituição pública de Corumbá-MS. As análises foram realizadas com base na teoria histórico-cultural, especialmente nos pressupostos de Vigotski, e possibilitaram a identificação do jogo protagonizado, das brincadeiras, da linguagem e da arte como vivências que potencializam a formação estética; verifica-se, ainda, que a construção de significados e de sentidos, o incentivo à voluntariedade e a unidade afeto-cognição, são princípios da qualidade estética da vivência. A formação inicial e continuada dos professores é indicada como o lócus, por excelência, em que tais princípios são discutidos e ganham sentidos políticos, viabilizando partilhas do sensível que visam a formação estética, assim como mobilizações em prol de políticas públicas contra-hegemônicas para a educação infantil que valorizam a pluralidade, a democratização da produção humana, a garantia de direitos e a justiça.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8672804
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