Banner Portal
Aulas Web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos online
PDF

Palavras-chave

Educação a distância. Material didático. Formação de professores.

Como Citar

DAVID, Priscila Barros; BARBOSA, Lorena Lima; LIMA, Sara de Paula; LIMA, Jéssica Gabrielle de Menezes. Aulas Web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos online. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 115–133, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1333. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1333. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A elaboração de materiais didáticos para a Educação a Distância Online contempla aspectos relevantes que precisam ser considerados para que correspondam às expectativas de aprendizagem daqueles que buscam por esta modalidade educacional. Compartilhando com Freire (2006, 2007) a necessidade de refletir nesses materiais os princípios da Educação Dialógica, este artigo analisa as características dialógicas da edição mais atual de um curso de formação para professores-tutores iniciantes, ofertado online. Participaram do estudo 114 cursistas que para fins de análise foram agrupadas em cinco áreas de conhecimento, de acordo com os conteúdos estudados. Os materiais didáticos foram analisados a partir de categorias construídas com base no referencial teórico de Paulo Freire sobre o diálogo: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Os participantes responderam a um questionário investigativo sobre a sua percepção em relação ao alinhamento das aulas com essas características. Os resultados apontam a presença marcante de elementos dialógicos neste curso de formação, segundo a visão dos cursistas. A dialogicidade foi verificada através de aspectos como o uso da linguagem cordial, a promoção da aprendizagem colaborativa, o incentivo ao desenvolvimento da autonomia dos alunos e a presença de situações que favoreçam a reflexão dos cursistas sobre conhecimentos teóricos e práticos ligados à sua área de formação.
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1333
PDF

Referências

BELISÁRIO, Aluizio. O material didático na educação a distância e a construção de propostas interativas. In: SILVA, M. (Org.). Educação on line. São Paulo: Loyola, p. 137-148, 2003.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

FERRO, Márcio. Robério da Costa et al. Um modelo de sistema de recomendação de materiais didáticos para ambientes virtuais de aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracajú. Anais do... Aracajú: SBIE, 2011. p. 810-819. Disponível em . Acesso em: 30 jan. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GODOI, Kátia Alexandra de; PADOVANI, Stephania. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção, São Paulo, v. 19, n.3, p. 445–457, set./dez. 2009. Disponível em: .

Acesso em: 23 jul. 2013.

KEMBER, David. The teacher is more important than the medium: Prepackaged instructional materials are not axiomatic with surface learning. Distance Educacion, Toowoomba, v. 16, p. 153-159, 1994.

KENSKI, Vani Maria. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2004.

MAFFESOLI, Michel. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, p. 13-20, abr. 2003.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarcísio; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo: Papirus, p. 133-173, 2000.

MATTOS, Fernando Lincoln; SILVA, Márcio Maia; FURTADO, Elizabeth. Formação docente em processos colaborativos online: em direção a novos “círculos de cultura”? In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 9., 2003, Campinas. Anais do… Florianópolis: SBC, 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2014.

MORAES, Raquel de Almeida; DIAS, ngela Correia; FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: as Perspectivas de Freire e Bakhtin. UNI Revista, São Leopoldo, v.3, n. 1, p. 1-9, 2006.

MUGNOL, Marcio. A Educação a Distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago, 2009. Disponível em: http://campus.educadium.com/avaeduc/file.php/1/Educacao_a_Distancia_no_Brasil.pdf. Acesso em: 30 jan. 2014.

MUHLBEIER, Andréia Rosângela; MOZZAQUATRO, Patrícia Mariotto. Estilos e estratégias de aprendizagem personalizadas a alunos das modalidades presencial e a distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 132-139, 2012. Disponível em . Acesso em: 23 jul. 2013.

RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira; MESQUITA, Ofélia Alencar de. Materiais didáticos digitais em rede e aprendizagem: reflexões críticas em torno do conectivismo.

REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2012. Disponível em: Acesso em: 23 jul. 2013.

VALENTE, José Armando. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, José Armando. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-UNICAMP, p. 131-156, 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.