Banner Portal
Produzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na revista Raça Brasil
PDF

Palavras-chave

Educação. Identidade. Raça.

Como Citar

VITORINO, Artur José Renda; MONTANARI, Paula Bernadete. Produzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na revista Raça Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 134–153, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1334. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1334. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A partir dos ensinamentos de Michel Foucault quanto ao autogoverno, foi realizada uma análise da revista de circulação nacional intitulada “Raça Brasil”, cujo público-alvo é o negro brasileiro, com vistas a mostrar os dispositivos didático-pedagógicos presentes no periódico. Para avaliar tal discurso, foi analisado um conjunto de quinze revistas que abarcaram o período de janeiro de 2000 a maio de 2001. Deste, foi destacada uma edição para investigação, para a qual se partiu de conceitos foucaultianos, confrontando os resultados com a bibliografia levantada. A investigação indicou que a revista Raça Brasil, a partir dos dispositivos pontuados ao longo do texto, enseja modelar a identidade negra brasileira, a qual tem por comum entre seus integrantes a cultura e a memória denominadas afro-brasileiras, propondo assim, na sociedade, uma taxionomia entre negros e brancos. Em suma, foi feito um esforço de análise do discurso e dos anúncios publicitários presentes no número destacado, pretendendo entender o que a revista concebe por “negro brasileiro” e quais as características, propostas em seu discurso, a respeito de uma identidade negra brasileira.
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1334
PDF

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática" História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Ano CLX, n. 8, seção 1, p. 1, 10 de janeiro de 2003.

CATANI, Denice. Bárbara. Ensaios sobre a produção e circulação de saberes pedagógicos. 1994. 166f. Tese (Livre docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

CORDEIRO, Jaime Francisco Parreira. Pedagogias multiplicadas: como as revistas masculinas e femininas produzem sujeitos. In: VAIDERGORN, José; BERTONI, Luci Mara (Org.). Indústria cultural e educação: ensaios, pesquisas, formação. Araraquara: JM Editora, 2003, p. 31-59.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini-dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Petrópolis, RJ: Vozes ; Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Ligia M.. Pondé Vassalo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1983.

FOUCAULT, Michel. A microfísica do poder. 25.ed. Rio de Janeiro: Graal Editora, 2008.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade e saber. 4.ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

FRY, Peter. Política: relações entre "raça", publicidade e produção da beleza no Brasil, in: FRY, Peter A persistência da raça. Ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 249-271.

GILLIAM, Angela; GILLIAM, Onik’a. Raça Brasil: por quem, para quem. Cadernos Pagu, Campinas, n. 6, p.307-310, 1996.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2002.

KOFES, Suely. Gênero e raça em revista: debate com os editores da revista Raça Brasil. Cadernos Pagu, Campinas, n.6, p.241-296, 1996.

LINEBAUGH, Peter. Todas as montanhas atlânticas estremeceram”. Revista Brasileira de História, São Paulo, ano 3, n. 6, p.7-46, set. 1983.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Prefácio de Néstor García Canclini; Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 1997.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem (sugestão raciais no Brasil). Revista Tempo Social, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 281-308, 2007.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 41, ano 2000

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 42, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 44, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 46, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 47, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 48, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 49, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 50, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 51, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 52, ano 2000.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 53, ano 2001.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 54, ano 2001.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 55, ano 2001.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 56, ano 2001.

RAÇA BRASIL, São Paulo: Editora Símbolo, n. 57, ano 2001.

ROSE, Nikolas. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Liberdades reguladas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988, p. 30-45.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil (identidade brasileira). Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.