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Alfabetização científica voltada à formação cidadã
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Palavras-chave

Ensino de ciências
Alfabetização científica
Formação científica e cidadã

Como Citar

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; LANGARO, Raquel. Alfabetização científica voltada à formação cidadã: análise de uma intervenção didática nos anos iniciais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 2, p. 297–316, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i2.8654510. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654510. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O estudo parte da necessidade de implementar e analisar propostas didáticas que favoreçam a alfabetização científica nos anos iniciais. Com essa percepção e acompanhada do entendimento de que ensinar Ciências está associada a buscar respostas aos problemas vivenciados pelos estudantes, formulou-se a questão de investigação: quais características associadas à alfabetização científica são beneficiadas por práticas pedagógicas pautadas pela busca de solução a problemas vivenciados pelos estudantes? Para responder a essa questão, o estudo estruturou uma proposta didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos tomando-se como referencial a alfabetização científica em Lorenzetti (2000). O objetivo está em avaliar as contribuições da sequência didática para o processo de alfabetização científica. Em termos metodológicos adota-se a abordagem qualitativa e participante, envolvendo a produção de dados a partir dos registros da professora/pesquisadora no diário de bordo, coleta dos materiais elaborados pelos alunos e gravação em áudio e vídeo de uma das atividades realizadas - telejornal. Os resultados apontam que a sequência didática contribuiu para a alfabetização científica especificamente no uso de vocabulários enriquecido com termos e conceitos científicos, na identificação desses conhecimentos nas situações cotidianas, na identificação de que há mitos e crenças em grande parte dos conhecimentos adquiridos no mundo vivencial, sobre o papel consciente que cada sujeito deve exercer na sociedade e na sua responsabilidade crítica sobre os eventos circundantes. Por outro lado, se mostrou fragilizada em aspectos como a identificação de que não há verdade absolutas na ciência e que ela é fruto de um contexto social, cultural, econômico e político.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654510
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