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Os sistemas tutores inteligentes e a adaptação do ensino aos perfis de aprendizagem do usuário
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Palavras-chave

Ensino personalizado
Educação personalizada
Tecnologia educacional
Sistema tutor inteligente

Como Citar

LIMA JÚNIOR, Afonso Barbosa de; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os sistemas tutores inteligentes e a adaptação do ensino aos perfis de aprendizagem do usuário. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 618–632, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8663707. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8663707. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No Século XXI, cresceu a demanda por ensino e aprendizagem mediados por tecnologia digital, especialmente ajustados aos perfis de aprendizagem de cada pessoa e às habilidades e às competências necessárias nas relações sociais contemporâneas. Assim, considerando que é necessário refletir sobre esse imperativo, este artigo tem o objetivo de descrever o processo de evolução e os requisitos básicos de funcionamento dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Para alcançá-lo, empregou-se o método de pesquisa bibliográfica, tendo como principais bases de dados o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as plataformas do Google Acadêmico e da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). As fontes selecionadas para este estudo foram publicadas entre os anos de 1988 e 2017, nos idiomas português e espanhol, totalizando duas teses, dois capítulos de livros, três artigos, três dissertações e uma monografia. Como resultado, o texto apresenta um conjunto de informações explicitadoras sobre a evolução dos STI, com destaque para a arquitetura e o funcionamento básico desses sistemas informáticos. No final, apresenta-se o conceito de educação personalizada de Hoz (1988) e discute-se sobre seis princípios fundantes, que podem ampliar a capacidade de personalizar o ensino por sistemas tutores inteligentes.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663707
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Referências

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