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Como fazer análise de conteúdo?
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Metodologia da pesquisa
Análise de conteúdo
Reflexão-na-ação
Reflexão sobre a ação

Como Citar

ABADIA, Lília Rolim; SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Como fazer análise de conteúdo? relato de experiência de uma oficina de metodologia da pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8664015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664015. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este relato de experiência descreve uma oficina de metodologia de pesquisa centrada no método de análise de conteúdo tal como articulado por Laurence Bardin. A oficina foi ministrada na Universidade Católica de Brasília, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, e teve como objetivo fornecer ferramentas técnicas e críticas de análise de dados para alunos de mestrado e doutorado. O presente exercício descritivo-reflexivo é feito à luz da “reflexão sobre a ação” de Doland Schön (2008), propondo descrever e analisar prática pedagógica do ensino de análise de conteúdo. Assim, tencionamos estimular a discussão sobre as competências de pesquisa acadêmica e seu ensino.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8664015
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