Banner Portal
Foucault, as artes visuais, o ensino de arte
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Arte
Ensino de arte
Estudos educacionais

Como Citar

SABINO, Kelly; AQUINO, Julio Groppa. Foucault, as artes visuais, o ensino de arte: uma aproximação outra. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024034, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672813. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672813. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Com base em algumas teorizações de Michel Foucault sobre as artes visuais, o presente artigo tenciona prospectar possíveis contribuições ao ensino da arte. Ao rastrear os escritos do pensador francês e de alguns comentadores seus sobre a temática, destaca-se a questão da relação disjuntiva entre imagem, palavra e representação. Sabe-se que a imagem é uma espécie de pedra de toque do ensino da arte desde pelo menos a criação das Academias de Belas-Artes e, no caso do ensino da arte no Brasil, figurou de maneira sistematizada a partir do final da década de 1980, com a chamada Proposta Triangular. Mais recentemente, por meio das abordagens intercultural, multiculturalista e da cultura visual, atesta-se o pleito da expansão da noção de imagem no ensino das artes visuais. Propor uma mirada, sob a ótica foucaultiana, sobre a relação não complementar entre imagem e palavra permite, ao fim e ao cabo, que a temporalidade das imagens desponte, alterando a natureza do que é visto e de quem o vê, no sentido contrário ao da suposição representacional de um testemunho fiel ou ainda de um reconhecimento classificatório universal. Daí que, na companhia de Didi-Huberman, é possível concluir que ver as imagens, no tempo, é estar diante do arquivo do mundo. Em suma, é nossa própria experiência que ali ganha força.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672813
PDF

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CASTELO-BRANCO, Guilherme. Michel Foucault e a literatura. In: VASCONCELLOS, Jorge; CASTELO-BRANCO, Guilherme. Arte, vida e política: ensaios sobre Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Edições LCV, 2010. p. 51-65.

CATUCCI, Stefano. O pensamento pictural. In: ARTIÈRES, Philippe (org.). Michel Foucault, a literatura e as artes. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014. p. 128-138.

CORAZZA, Sandra Mara. Para artistar a filosofia-educação: sem ensaio não há inspiração. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 17, n. 34, p. 237-254, maio/ago. 2008.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. “... O que torna o tempo legível, é a imagem”. Revista ArteFilosofia, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 14-28, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, v. 2, n. 4, p. 204-219, 2012.

DIDI-HIBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015a.

DIDI-HUBERMAN, G. Knowing when to cut. In: CAILLAT, François (org.). Foucault against himself. Vancouver: Arsenal Pulp Press, 2015b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Caderno de Leituras, n. 47, 2016. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2016/07/cad_47.pdf . Acesso em 22 out. 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Olhos livres da história. Revista Ícone, Recife, v. 16, n. 2, p. 161-172, 2018.

FISCHMAN, Gustavo; SALES, Sandra R. Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 423-432, set./dez. 2014.

FISCHER, Rosa M. B. Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 42-51, jan./abr. 2014.

FISCHER, Rosa M. B . Pequena Miss Sunshine: para além de uma subjetividade exterior. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, v. 56, p. 47-57, maio/ago. 2008.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Com que sonham os filósofos? In: FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. p. 296-298.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006a.

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b. p. 415-424.

FOUCAULT, Michel. Posfácio a Flaubert: a tentação de Santo Antão. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c. p. 76-110.

FOUCAULT, Michel. A pintura de Manet. Visualidades, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 259-285, jan./jun. 2011a.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011b.

FOUCAULT, Michel. O pensamento, a emoção. In: FOUCAULT, Michel. Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011c. p. 94-101.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. p. 251-267.

FOUCAULT, Michel. O “não” do pai. In: FOUCAULT, Michel. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria, psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a. p. 185-201.

FOUCAULT, Michel. Sobre a genealogia da ética: resumo de um trabalho em curso. In: FOUCAULT, Michel. Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b. p. 214-237.

GROS, Frédéric. De Borges a Magritte. IN: ARTIÈRES, Philippe. (org.). Michel Foucault, a literatura e as artes. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014. p. 19-26.

MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

MARTINS, Catarina Sofia Silva. As narrativas de génio e salvação: a invenção do olhar e a fabricação da mão na educação e no ensino de artes visuais em Portugal (de finais de XVIII à primeira metade do século XX). Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2011.

MOTTA, Manoel Barros da. Apresentação à Edição Brasileira. IN: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema, Coleção Ditos e escritos, vol. III. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2013. p. VII-LV.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Editora Claraluz, 2005.

RIBEIRO, Cintya Regina. Pensamento e sociedade: contribuições ao debate sobre a experiência do ENEM. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 443-460, abr./jun. 2014.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

RICHTER, Ivone Mendes. Arte e interculturalidade: possibilidades na educação contemporânea. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Edições SESC SP, 2008. p. 105-111.

RODRIGUES, Gabriela de A. Pedagogias queer e libertária para educação em cultura visual. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.3, p. 735-745, set./dez. 2010.

SANTOS, Marta Silva. Imagens do pensamento: a pintura de Édouard Manet e Gérard Fromanger na obra de Michel Foucault. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

SOUZA, Pedro. Prefácio à edição brasileira. In: ARTIÈRES, Philippe (org.). Michel Foucault, a literatura e as artes. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014. p. 7-11.

TANKE, Joseph. Foucault's philosophy of art. Nova Iorque: Continuum, 2009.

VEYNE, Paul. Condutas sem crença e obras de arte sem espectador. Topoi, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 175-188, jan./jun. 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.